Cotidiano

Guarujá participa de mobilização no combate às arboviroses

O objetivo é alertar a população sobre a importância em eliminar e evitar criadouros do Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya

Da Reportagem

Publicado em 23/11/2018 às 17:20

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

O município de Guarujá participa da Campanha Nacional de Combate às Arboviroses. A semana de mobilização acontece a partir desta segunda-feira (26) e vai até o dia 30, onde acontece o Dia D – Dia Nacional de Combate às Arboviroses. O objetivo é alertar a população sobre a importância em eliminar e evitar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, já que com a proximidade do verão, há maior incidência de chuvas, que facilita a proliferação do mesmo.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A Secretaria de Saúde intensificará as visitas dos agentes de controle de endemias e dos agentes comunitários de saúde às residências, que também estarão orientando a população a fazer a sua parte, vistoriando suas casas, verificando se há larvas do mosquito e eliminando possíveis focos. A ação contará também com o envolvimento das demais secretarias municipais, que realizarão atividades paralelas.

Continua depois da publicidade

De acordo com Ana Lúcia Gama da Cruz, coordenadora do Controle de Dengue no Município, a participação dos moradores é fundamental para o sucesso da iniciativa, já que os criadouros do mosquito são produzidos por nós mesmos. "É importante que todos participem dessa semana de prevenção, dedicando um tempinho para fazer uma vistoria em suas casas, no local de trabalho, verificando a existência de larvas e possíveis criadouros", ressaltou.

Ana Lúcia reforça que uma simples tampinha de garrafa, uma calha desnivelada, caixa d'água descoberta e garrafas entre outros objetos inservíveis são potenciais criadouros por acumularem água da chuva.  "Podemos evitar a proliferação do mosquito com estas e outras medidas simples. Outro item a ser observado são as bandejas que ficam embaixo da geladeira, que também acumulam água", observou a coordenadora.

Continua depois da publicidade

Dia D

No dia 30 acontece o Dia Nacional de Combate às Arboviroses e a Prefeitura de Guarujá intensificará as ações realizando um mutirão na região do Pae Cará. A partir das 8h30, 120 agentes comunitários de saúde e 40 agentes de controle de endemias, estarão concentrados em frente ao Chris Shopping, em Vicente de Carvalho (ao lado da Praça 14 Bis), e de lá sairão para o trabalho no bairro.

Também no dia D, os aprendizes do Centro de Formação Profissional de Guarujá (Camp), participam de uma mobilização nos arredores do Jardim Boa Esperança, visitando as casas e divulgando informações sobre prevenção.   

Continua depois da publicidade

O que são arboviroses? São as doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da dengue, zika vírus, febre chikungunya. A classificação "arbovírus" engloba todos aqueles transmitidos por artrópodes, ou seja, insetos e aracnídeos (como aranhas e carrapatos).

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software