Representantes da Prefeitura de Guarujá estiveram reunidos nesta segunda-feira (19) com membros do departamento de Esportes, do Ministério dos Assuntos Civis da Bósnia e Herzegovina, em Sarajevo. O encontro fez parte da programação dos representantes da Administração Municipal na capital do país, que seguem uma série de atividades até a próxima quinta-feira (22).
Na ocasião, a secretária-adjunta de Turismo e coordenadora do Núcleo de Projetos Especiais – Copa do Mundo, Maria Eunice R. Leão Grötzinger, solicitou apoio do governo da Bósnia e Herzegovina para propagar seu país em Guarujá. Além disso, Eunice solicitou apoio para a divulgação da Pérola do Atlântico no país europeu.
O representante do departamento de Esportes do governo local, Suvad Dzafic, demonstrou interesse nas solicitações de Guarujá e prometeu ajuda compartilhando vídeos, imagens e artefatos sobre a cultura local, como também enviar, posteriormente, peças para a futura Casa da Bósnia, que a Prefeitura de Guarujá está organizando, por meio da Secretaria de Turismo, como um dos atrativos durante o período da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014.
Em tempo, ao final da reunião, Dzafic entregou para os representantes da Prefeitura três exemplares do livro “Tradicional Arts and Crafts in Bosnia and Herzegovina” (Artes e artesanatos tradicionais da Bósnia e Herzegovina), produzido em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Segundo Eunice, o primeiro encontro realizado na Bósnia foi proveitoso. “Como foi abordado na reunião, a Copa do Mundo é algo muito além do futebol, pois possibilita uma troca de experiências culturais entre diferentes nacionalidades e modos de vida”, finalizou.