X

Cotidiano

Guarujá monta estudo para melhorar movimentação de cargas rumo ao Porto

Proposta de reformulação viária em Vicente de Carvalho foi enviada à Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), em meio ao processo de desestatização do Porto

Da Reportagem

Publicado em 23/05/2022 às 17:05

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Porto de Santos / Divulgação/www.portodesantos.com.br

Pensando em desafogar o fluxo de caminhões com destino aos terminais da Margem Esquerda do Porto, a Prefeitura de Guarujá encaminhou à Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), em meio ao processo de desestatização do Porto, uma proposta de reformulação viária para facilitar a movimentação de cargas na Cidade. O documento foi enviado em meio à consulta pública sobre o processo de desestatização do complexo portuário.

Como o projeto que ligará Guarujá a Santos inclui um viaduto sobre a Praça 14 Bis, em Vicente de Carvalho, a Administração Municipal passou a estudar soluções para melhorar o tráfego na região, que passará a receber cerca de dois mil caminhões a mais por dia.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Portuário de Guarujá, Paulo Cavini, a proposta prevê a instalação de vias rebaixadas de três a quatro metros diante da altura da rodovia. Elas servirão como extensão do túnel. "Na prática, poderão ser feitos cruzamentos por cima desses locais evitando a criação de viadutos e com um investimento menor do que o de um túnel".

As novas vias ficarão no terreno que hoje abriga torres de energia elétrica e corta as avenidas Guilherme Backeuser e Santos Dumont, a Praça 14 Bis e as ruas 24 de Agosto e São Paulo. A ideia é de que o caminho alternativo seja uma conexão para caminhões até a Rodovia Cônego Domênico Rangoni, por meio de uma nova estrada, a ser criada próxima ao futuro Aeroporto Civil Metropolitano.

O projeto deverá exigir R$ 450 milhões em investimentos, com ao menos cinco anos para conclusão, calcula Cavini. "Que Guarujá também seja contemplada e ganhe com a desestatização, tendo uma melhora no viário".

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Variedades

Santos recebe exposição 'Mostra Museu'

Evento traz 200 obras assinadas por artistas de 40 países

São Vicente

São Vicente utilizará plataforma de inteligência no combate à criminalidade

Sistema Detecta integra dados de pessoas com histórico de infrações em outras cidades

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter