Cotidiano

Guarujá inicia terceiro ciclo de nebulização

A Sucen orienta que idosos e bebês com problemas respirátorios evitem ficar no local no momento em que o veículo nebulizador estiver passando

Publicado em 23/04/2013 às 10:55

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Hoje (23), a Prefeitura de Guarujá dá continuidade às ações de nebulização contra a dengue. Os dois carros fumacê, da Superintendência de Controle de Endemias – Sucen, realizarão o terceiro ciclo de nebulização pesada na Enseada (entre a Rua Bolívia e a Avenida Santa Maria, da Avenida Dom Pedro I até a base do morro), das 18 às 22 horas. O trabalho será finalizado na próxima terça-feira (30) na região.
 
O serviço tem o objetivo de eliminar os mosquitos adultos e por consequência diminuir os casos da doença. A orientação da Sucen é que a população abra as janelas, portas, box dos banheiros e levantem as colchas da cama para que a fumaça entre na residência para matar Aedes aegypti.
 
O trabalho foi específico para a retirada dos criadouros das residências, eliminando as larvas do Aedes aegypti (Foto: Divulgação)
 
A coordenadora do Controle e Combate à Dengue de Guarujá, Ana Lúcia Gama da Cruz, explica que a ação do veículo nebulizador é autorizado apenas em casos de epidemia, mas que o mais importante é a colaboração da população. “Para evitar a dengue, devemos impedir que o mosquito seja gerado – 90% dos criadouros estão nas residências, por isso temos que continuar com os trabalhos em casa diariamente”, afirma Cruz. 
 
A Sucen ainda faz duas orientações em relação ao veículo nebulizador. A primeira é para que idosos e bebês com problemas respiratórios não abram as janelas dos ambientes em que ficam mesmo a fumaça não sendo tóxica. E o outro pedido é para as crianças não correrem atrás do carro por motivos de acidente.
 
Nesta semana, os fumacês também realizarão o terceiro ciclo de nebulização nos bairros Morrinhos e Pae Cará, na quarta-feira (24) e quinta-feira (25), respectivamente. Guarujá foi a única cidade da Baixada Santista a receber os veículos.
 
Bloqueio – Cerca de 100 agentes – 65 comunitários de saúde e 35 do controle de endemias – realizaram o Bloqueio de Controle de Criadouros (BCC) no bairro Morrinhos entre quarta-feira (17) e domingo (21), com exceção de sábado (20). No total, 1.263 casas foram vistoriadas e 870 estavam fechadas ou não permitiram a entrada dos profissionais.
 
O trabalho foi específico para a retirada dos criadouros das residências, eliminando as larvas do Aedes aegypti. O BCC, realizado antes do primeiro ciclo da nebulização pesada no Morrinhos, foi refeito no bairro para iniciar o terceiro ciclo do fumacê na próxima quarta-feira (24).
 
 

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Guarujá abre vagas para oficina de produção de documentário

• Guarujá oferece cerca de 300 vagas em profissionalizantes

• Baixada Santista tem mais de 13 mil casos de dengue

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software