Intervenções na Rua Valdomiro Macário incluem o prolongamento da calçada e a instalação de esferas de concreto / Divulgação/PMG
Continua depois da publicidade
A Prefeitura de Guarujá deu início, nesta quarta-feira (30), a obras de readequação viária na Rua Valdomiro Macário, localizada no Jardim Conceiçãozinha. A intervenção tem como objetivo restringir o acesso de caminhões à via, medida que atende a uma antiga demanda dos moradores devido ao aumento do tráfego de veículos pesados na região.
A previsão é que as obras durem até 30 dias. Nesse período, equipes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) estarão no local para orientar caminhoneiros sobre a nova regulamentação de tráfego.
Continua depois da publicidade
Com a mudança, a única rota permitida para veículos pesados continua sendo o Km 7 da Rodovia Cônego Domenico Rangoni. Em abril, a Prefeitura instalou nova sinalização para caminhões com destino à terminais portuários.
As intervenções incluem o prolongamento da calçada e a instalação de esferas de concreto, que funcionam como barreiras físicas para impedir a entrada de caminhões. Também será construída uma lombofaixa acessível, que serve como redutor de velocidade e facilita a travessia de pedestres.
Continua depois da publicidade
Apenas carros de passeio, bicicletas e pedestres terão acesso liberado à rua. A medida foi definida após reunião entre representantes das secretarias municipais de Infraestrutura e Obras (Seinfra) e Mobilidade Urbana (Semob), junto à direção do Assaí Atacadista, que possui entrada pela via.
Para garantir o abastecimento do estabelecimento, caminhões autorizados continuarão acessando o mercado por um trecho específico da via, antes das novas barreiras. A instalação das esferas começará a partir do segundo trecho da Rua Valdomiro Macário, assegurando a operação do atacadista sem comprometer a nova política de trânsito.
A Prefeitura ressalta que as mudanças visam aumentar a segurança viária e reduzir os transtornos causados pelo fluxo intenso de caminhões, que não respeitavam a sinalização instalada anteriormente pela concessionária Ecovias.
Continua depois da publicidade