Guarujá inaugura novo Mirante das Galhetas nesta quarta-feira

Novo ponto turístico recebeu investimento da ordem de aproximadamente R$ 2 milhões e abre ao público a partir das 8h

Comentar
Compartilhar
11 MAI 2021Por Da Reportagem18h00
Novo mirante das Galhetas, em GuarujáNovo mirante das Galhetas, em GuarujáFoto: DIEGO MARCHI/PMG

A Prefeitura de Guarujá realizou ontem a última vistoria técnica no Mirante das Galhetas antes de sua abertura ao público, que ocorrerá nesta quarta-feira (12). O novo ponto turístico da Cidade, que oferece vista panorâmica da Praia do Tombo e tem como principal atrativo um piso de vidro suspenso a 45 metros do nível do mar, recebeu investimentos de aproximadamente R$ 2 milhões, do Ministério do Turismo.

O complexo conta com estacionamento para 14 veículos e um espaço para a prática de voo livre, reunindo características inéditas na Baixada Santista. Para garantir a segurança no acesso de moradores e turistas, o equipamento contará com uma equipe que registrará, diariamente, das 8 às 20 horas, a entrada e saída de visitantes, seja a pé ou de automóvel.

Não há tempo de permanência limite estabelecido no local, mas só poderão usufruir do espaço os visitantes que observarem os cuidados fundamentais para a não-disseminação da covid-19, em especial o distanciamento social e a obrigatória utilização de máscaras.

Todos os dias, das 9 às 17 horas, a população terá à disposição um Posto de Informações Turísticas (PIT) para o esclarecimento de dúvidas. Cessada a pandemia, o Mirante das Galhetas passará a contar com programação de atividades culturais, como apresentações musicais, entre outras atrações.

Entrada

 

Inicialmente, para o acesso ao Mirante das Galhetas o visitante deve doar um quilo de alimento não-perecível por pessoa. Isso porque a Secretaria Municipal de Turismo e o Fundo Social de Solidariedade (FSS) firmaram uma parceria, criando a campanha 'Turismo Solidário', que visa arrecadar alimentos para destinar a famílias em situação de vulnerabilidade em Guarujá.

"O novo mirante é mais um atrativo para moradores e turistas. Será um importante equipamento para a retomada do nosso turismo no período pós pandemia", destaca o prefeito Válter Suman. O prefeito também ressalta a importância da campanha Turismo Solidário. "Turismo é uma das nossas indústrias mais fortes. Essa união que fará a diferença para amenizar os impactos sociais e econômicos da pandemia na nossa Cidade", diz. "Estamos incrementando os investimentos em todas as áreas, e avançando de maneira uniforme e organizada", complementa.

Lourival de Pieri, presidente do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), ressalta o quão significativa é a atuação da Administração Municipal não só para o que envolve as atividades turísticas com sol e praia. "Todo e qualquer investimento para aprimorar a estrutura para receber visitantes e suas famílias é sempre bem vindo. E Guarujá tem feito isso", disse.

O presidente do Legislativo Municipal, José Nilton Lima de Oliveira, ressalta que o turismo é um dos principais geradores de emprego em Guarujá, mas outros investimentos igualmente necessários à Cidade têm sido feitos, de maneira concomitante: "A entrega de moradias dignas do conjunto habitacional Parque da Montanha e a macrodrenagem do Rio Santo Amaro, para combater enchentes, são exemplos disso", destaca o vereador.

A inspeção foi realizada na manhã desta terça-feira (11) pelo prefeito Válter Suman e representantes do COMTUR, da Câmara de Vereadores de Guarujá e das secretarias de Turismo (Setur), Planejamento (Seplan) e Infraestrutura e Obras (Seinfra).