X
Cotidiano

Guarujá ganha nova iluminação nas principais vias da Cidade

Lâmpadas de vapor estão sendo substituídas por lâmpadas de led

A ação seguiu, neste mês, para a Avenida Dom Pedro I / Divulgação/PMG

A Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Operações Urbanas (Seurb), vem instalando lâmpadas de led nas principais vias da Cidade, que garantirão maior luminosidade e segurança, além de economia de aproximadamente 40% no erário público em relação ao uso das lâmpadas de vapor.

A substituição de lâmpadas de vapor por led está prevista no contrato da empresa responsável pelo parque de iluminação de Guarujá – Fortnort Desenvolvimento Ambiental e Urbano. De acordo com o documento, serão trocadas 1 mil lâmpadas de vapor por led.

O centro turístico da Cidade foi a primeira área contemplada com a alteração. No último mês, a Avenida Leomil recebeu 228 novas luminárias e a Avenida Puglisi, 80 unidades. Para Ivanildo Rocha, que mora há 30 anos na Leomil, a avenida ficou mais iluminada em comparação com a antiga iluminação do local, que possuia lâmpadas de vapor de mercúrio, as amarelas.

"A mudança ajudou a inibir um pouco mais a criminalidade na área, além de que as lâmpadas led possuem um consumo menor de energia e uma vida útil maior, fato que acaba beneficiando também os munícipes", ressaltou Ivanildo.

A ação seguiu, neste mês, para a Avenida Dom Pedro I, onde serão substituídas 260 lâmpadas.  No último dia 6, a melhoria chegou ao principal corredor de comércio popular da Cidade, a Avenida Thiago Ferreira, em Vicente de Carvalho. No local, está prevista a troca de 170 lâmpadas.

Para a gerente de uma ótica localizada na via, a mudança garantirá mais segurança para o comércio. "Com maior iluminação, nos sentiremos mais seguros para funcionar até um pouco mais tarde e até mesmo na hora de sair da loja. Com certeza, fará uma grande diferença para todos que trabalham por aqui", afirmou Sulamita Bernardino.

Segundo a Secretaria de Operações Urbanas (Seurb), os próximos lugares a receberem a nova iluminação será a Praça do Povo (Santa Rosa), Praça Mário Covas (Morrinhos), Praça das Bandeiras e Praça dos Expedicionários (Pitangueiras), Praça Walter Belian (Guaiúba) e a rotatória localizada na entrada da Cidade. Para o próximo ano, estão previstas a Avenida Lydio Martins Correia, em Morrinhos; Rua Mário Ribeiro, no Centro; e Avenida Santos Dumont.

O secretário da pasta, Hassen Hammoud, ressalta que, neste momento, as vias principais são prioridade. "Levaremos as melhorias para os bairros também, mas primeiro faremos onde há maior circulação de pessoas. Por isso, peço paciência da população, pois estamos nos programando para atender a todos", reforça.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

SANTOS

Estudantes vencem mostra científica do Butantan com trabalho sobre dignidade menstrual

Dois trabalhos desenvolvidos nas escolas municipais conquistaram o primeiro e segundo lugares na I Mostra Científica do Instituto

Procon pede explicações da Zara após caso 'Zara zerou' com clientes negros

O Procon vai solicitar informações sobre a política de treinamento que a Zara aplica aos funcionários e sobre as medidas de conscientização

©2021 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software