X

Cotidiano

Guarujá ganha nova iluminação nas principais vias da Cidade

Lâmpadas de vapor estão sendo substituídas por lâmpadas de led

Da Reportagem

Publicado em 10/12/2018 às 16:40

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A ação seguiu, neste mês, para a Avenida Dom Pedro I / Divulgação/PMG

A Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Operações Urbanas (Seurb), vem instalando lâmpadas de led nas principais vias da Cidade, que garantirão maior luminosidade e segurança, além de economia de aproximadamente 40% no erário público em relação ao uso das lâmpadas de vapor.

A substituição de lâmpadas de vapor por led está prevista no contrato da empresa responsável pelo parque de iluminação de Guarujá – Fortnort Desenvolvimento Ambiental e Urbano. De acordo com o documento, serão trocadas 1 mil lâmpadas de vapor por led.

O centro turístico da Cidade foi a primeira área contemplada com a alteração. No último mês, a Avenida Leomil recebeu 228 novas luminárias e a Avenida Puglisi, 80 unidades. Para Ivanildo Rocha, que mora há 30 anos na Leomil, a avenida ficou mais iluminada em comparação com a antiga iluminação do local, que possuia lâmpadas de vapor de mercúrio, as amarelas.

"A mudança ajudou a inibir um pouco mais a criminalidade na área, além de que as lâmpadas led possuem um consumo menor de energia e uma vida útil maior, fato que acaba beneficiando também os munícipes", ressaltou Ivanildo.

A ação seguiu, neste mês, para a Avenida Dom Pedro I, onde serão substituídas 260 lâmpadas.  No último dia 6, a melhoria chegou ao principal corredor de comércio popular da Cidade, a Avenida Thiago Ferreira, em Vicente de Carvalho. No local, está prevista a troca de 170 lâmpadas.

Para a gerente de uma ótica localizada na via, a mudança garantirá mais segurança para o comércio. "Com maior iluminação, nos sentiremos mais seguros para funcionar até um pouco mais tarde e até mesmo na hora de sair da loja. Com certeza, fará uma grande diferença para todos que trabalham por aqui", afirmou Sulamita Bernardino.

Segundo a Secretaria de Operações Urbanas (Seurb), os próximos lugares a receberem a nova iluminação será a Praça do Povo (Santa Rosa), Praça Mário Covas (Morrinhos), Praça das Bandeiras e Praça dos Expedicionários (Pitangueiras), Praça Walter Belian (Guaiúba) e a rotatória localizada na entrada da Cidade. Para o próximo ano, estão previstas a Avenida Lydio Martins Correia, em Morrinhos; Rua Mário Ribeiro, no Centro; e Avenida Santos Dumont.

O secretário da pasta, Hassen Hammoud, ressalta que, neste momento, as vias principais são prioridade. "Levaremos as melhorias para os bairros também, mas primeiro faremos onde há maior circulação de pessoas. Por isso, peço paciência da população, pois estamos nos programando para atender a todos", reforça.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Polícia

Mãe toma criança das mãos da avó e desaparece em Santos; ASSISTA

O garoto é cuidado pelo pai e pela avó, que têm a guarda compartilhada dele após uma tutela de urgência

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter