Cotidiano

Guarujá entrega livros extracurriculares aos educadores do ensino infantil municipal

Objetivo é qualificar o trabalho do educador do Município oferecendo um novo olhar sobre a prática pedagógica

Publicado em 04/05/2015 às 11:15

Compartilhe:

Com o intuito de oferecer instrumentos que permitam o acesso a novas abordagens metodológicas de ensino, os educadores da rede municipal de ensino infantil de Guarujá estão recebendo livros extracurriculares. A iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação é realizada em parceria com a empresa Planneta Educação, empresa que desenvolve projetos educacionais nas escolas do Município.

Dentre os títulos estão ‘Diálogos com Reggio Emilia - Escutar, investigar e aprender’, de autoria de Carla Rinaldi; e ‘A Ludicidade Na Educação - Uma Atitude Pedagógica’, escrito por Maria Ristina Trois Dorneles Rau.

A secretária de Educação de Guarujá, Priscilla Bonini, explica que “com o material entregue, o objetivo é de promover também uma reflexão sobre a prática pedagógica e como ela pode ser aprimorada em prol da melhoria da qualidade no ensino público”, frisa.

A obra “Diálogos” relata uma região da Itália chamada Reggio Emilia, que se destacou com uma proposta inovadora para a educação da primeira infância. A autora, que é presidente da Instituição Reggio Children, reúne palestras, entrevistas e artigos sobre sua experiência em Reggio Emilia. Carla Rinaldi mostra também seu trabalho com Loris Malaguzzi, referência mundial em educação e idealizador de uma nova abordagem para o ensino infantil, que ganha o mundo e se expande cada vez mais no Brasil. É um livro fundamental para educadores e pesquisadores na área de Educação Infantil.

Já o livro ‘A Ludicidade Na Educação” é didático. Fundamentado nas concepções teóricas e práticas de autores de grande expressão na área, enfoca questões como infância, desenvolvimento, educação e vida em sociedade, por meio de uma reflexão provocativa sobre o papel do educador em relação a esses temas.

Este último trata da ludicidade na educação, com uma abordagem diferenciada sobre o uso de recursos lúdicos no processo de ensino e aprendizagem. Por ser prático e didático, demonstra também como se dá a organização de espaços lúdicos, a escolha dos materiais e a observação dos professores durante a prática de jogos e brincadeiras.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

São Paulo entra em estado de atenção por conta das fortes chuvas nesta sexta (11)

Capital possui vários registros de falta de energia

Cotidiano

Litoral de SP entra em alerta laranja com fortes chuvas, trovadas e ventos; saiba mais

Fortes chuvas já estão atingindo as cidades do litoral de São Paulo

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter