X

Cotidiano

Guarujá entrega livros extracurriculares aos educadores do ensino infantil municipal

Objetivo é qualificar o trabalho do educador do Município oferecendo um novo olhar sobre a prática pedagógica

Publicado em 04/05/2015 às 11:15

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Com o intuito de oferecer instrumentos que permitam o acesso a novas abordagens metodológicas de ensino, os educadores da rede municipal de ensino infantil de Guarujá estão recebendo livros extracurriculares. A iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação é realizada em parceria com a empresa Planneta Educação, empresa que desenvolve projetos educacionais nas escolas do Município.

Dentre os títulos estão ‘Diálogos com Reggio Emilia - Escutar, investigar e aprender’, de autoria de Carla Rinaldi; e ‘A Ludicidade Na Educação - Uma Atitude Pedagógica’, escrito por Maria Ristina Trois Dorneles Rau.

A secretária de Educação de Guarujá, Priscilla Bonini, explica que “com o material entregue, o objetivo é de promover também uma reflexão sobre a prática pedagógica e como ela pode ser aprimorada em prol da melhoria da qualidade no ensino público”, frisa.

A obra “Diálogos” relata uma região da Itália chamada Reggio Emilia, que se destacou com uma proposta inovadora para a educação da primeira infância. A autora, que é presidente da Instituição Reggio Children, reúne palestras, entrevistas e artigos sobre sua experiência em Reggio Emilia. Carla Rinaldi mostra também seu trabalho com Loris Malaguzzi, referência mundial em educação e idealizador de uma nova abordagem para o ensino infantil, que ganha o mundo e se expande cada vez mais no Brasil. É um livro fundamental para educadores e pesquisadores na área de Educação Infantil.

Já o livro ‘A Ludicidade Na Educação” é didático. Fundamentado nas concepções teóricas e práticas de autores de grande expressão na área, enfoca questões como infância, desenvolvimento, educação e vida em sociedade, por meio de uma reflexão provocativa sobre o papel do educador em relação a esses temas.

Este último trata da ludicidade na educação, com uma abordagem diferenciada sobre o uso de recursos lúdicos no processo de ensino e aprendizagem. Por ser prático e didático, demonstra também como se dá a organização de espaços lúdicos, a escolha dos materiais e a observação dos professores durante a prática de jogos e brincadeiras.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Economia

Com mercado imobiliário aquecido, Centro de Santos está na mira de investidores

Secretário de Urbanismo explica as medidas que foram tomadas para que investidores voltassem a enxergar o potencial da região central

Santos

Obras do VLT interditam ruas do Centro do Santos; veja o que muda e rotas

Como elas irão passar por pavimentação, a circulação de veículos ficará bloqueada

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter