Guarujá elege quatro delegados para Conferência Estadual de Economia Solidária

Os encontros se resumiram em troca de experiências de empreendimentos sustentáveis de 16 cidades da Região e ABC

Comentar
Compartilhar
04 ABR 201416h45

Na última sexta-feira (28) e sábado (29), representantes da da Prefeitura de Guarujá participaram da Conferência Regional de Economia Solidária do Grande ABC e Baixada Santista. O encontro proporcionou interação entre os municípios e focou em prioridades como suporte, sustentabilidade e empreendimentos.Com o trabalho conjunto das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico e Portuário (Sedep), Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas) e Meio Ambiente (Semam), das nove cadeiras que cabiam à Baixada Santista para delegados na Conferência Estadual, Guarujá conquistou quatro delas.

O evento reuniu a exposição de planos territoriais, que atendessem às necessidades do munícipe de maneira sustentável. Os empreendedores das medidas também participaram da palestra sobre os objetivos da economia solidária, com pauta nas dificuldades e perspectivas construídas com base na Lei de Economia Solidária.

Guarujá participou pela primeira vez do evento, com a iniciativa do Caminhão Feira do Peixe. O veículo atende as comunidades de forma itinerante, comercializando o alimento a um preço abaixo do mercado. O equipamento é viabilizado pela parceria entre a Prefeitura, Governo Federal e a Cooperativa Pérolas do Guarujá (Coopeg). A ação faz parte do programa “Peixe nos bairros”.

Segundo o diretor de Desenvolvimento da Economia Solidária, Pesca e Agricultura da Prefeitura, Ricardo Louzada, o Caminhão Feira do Peixe é um empreendimento de grande sucesso. “O resultado gratificante que a iniciativa trouxe aos munícipes de Guarujá pode ser fruto de ideias e investimentos para a criação de outros planos territoriais dos municípios da Região”.

O professor Paul Singer, secretário nacional de Economia Solidária, ministrou, na Universidade Católica de Santos, palestra que compôs o "Curso de Formação de Gestores em Economia Solidária", onde Guarujá recepcionou em nome dos municípios da Baixada.

Confira os nomes dos delegados eleitos pela Região:

1º Delegada: Maria Lúcia Ribeiro dos Santos – Pérolas do Guarujá

2 º Delegada: Katia Unten, Associação dos Agricultores Familiares de Guarujá – AAFAG/Amibra com suplência de Claudinei Naka da mesma entidade

3 º Delegado: Jeffer Castelo Branco da Semam, por meio da Unifesp/Nepssa.

4 º Delegado: Ricardo Louzada, diretor da Sedep com suplência da secretária-adjunta de Desenvolvimento e Assistência Social, Maria Angélica Cruz

O evento reuniu iniciativas com artesanato, reciclagem, alimentação, bem-estar e saúde. As plenárias e discussões, que envolveram as palestras ofereceram conteúdos e reforços para a conferência estadual, que acontece no segundo semestre com dez propostas territoriais.