Prefeitura iniciou treinamento junto às equipes da rede municipal de saúde / Divulgação/PMG
Continua depois da publicidade
Mesmo sem registro de casos suspeitos de coronavírus, a Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Saúde, elaborou um guia estratégico referência para ser adotado em toda a rede municipal, no atendimento a possíveis suspeitas de infectados. O documento que padroniza essas normas foi publicado no Diário Oficial do Município desta quarta-feira (19) e tem como uma de suas bases recomendações da OMS – Organização Mundial de Saúde.
Trata-se do Plano de Assistência ao Paciente com Sintomatologia Respiratória, um documento provisório que reúne diretrizes aos profissionais de saúde, além de orientações e encaminhamento de pacientes, em resposta a declaração de Emergência de Saúde Pública de Interesse Internacional, realizada pela OMS. O plano é referência para os coronavírus COVID-19, SARS e MERS.
Continua depois da publicidade
De acordo com o prefeito de Guarujá, Válter Suman, o plano serve como alerta aos profissionais da rede municipal. "Não é necessário alarmismo, mas atenção e vigilância a todos os casos de pacientes com sintomatologia respiratória, independente do agravo suspeito ou confirmado. Nossa preocupação é que, por se tratar de um novo vírus, por enquanto com comportamento desconhecido pelas autoridades mundiais de saúde, as informações neste documento podem sofrer alterações".
Treinamento
Continua depois da publicidade
Na última semana, por exemplo, a Prefeitura iniciou treinamento junto às equipes da rede municipal de saúde. Em uma etapa seguinte, haverá orientação também aos pais e alunos das escolas municipais, em parceria com a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Sedel). Na oportunidade, a Diretoria Municipal de Vigilância em Saúde vai abordar informações, que vão desde possíveis sintomas, importância do uso de máscaras e outros equipamentos, até fluxo de atendimento, encaminhamento do paciente, entre outros aspectos.
Conforme a coordenadora da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Prefeitura, Carmen Alves Capella, o período médio de incubação da infecção pelo novo Coronavírus (COVID-19) é de 5 dias, com intervalo que pode chegar até 14 dias, podendo variar de um simples resfriado até uma pneumonia severa. "Em caso de febre, tosse e dificuldade para respirar, a população deve procurar as unidades de saúde para avaliação médica".
Ela destaca ainda que os profissionais de Guarujá devem proceder a identificação e notificação de casos com sintomatologia respiratória. "Com especial atenção aos casos que se enquadrem nos critérios clínicos e epidemiológicos de possível infecção pelo novo coronavírus".
Continua depois da publicidade
O plano municipal tem a finalidade de nortear as equipes de saúde, estabelecendo medidas com vistas à interrupção da fonte de transmissão, como práticas de precauções para proteção dos pacientes, profissionais de saúde, visitantes e acompanhantes. Estabelece também a implantação de protocolos de atendimentos confeccionados pelas Diretorias de Atenção Básica e de Urgência e Emergência.
Principais cuidados recomendados à população:
- Higienização das mãos
Continua depois da publicidade
- Evitar compartilhamento de utensílios domésticos e pessoais
- Evitar locais com aglomerações de pessoas
- Praticar o isolamento social, quando doente, protegendo o seu próximo
Continua depois da publicidade
- Aos profissionais de saúde, o enfoque é voltado para sua segurança e do paciente, com o uso correto de equipamentos de proteção individual.
- Atenção: Pessoas com sintomas de febre, tosse e dificuldade respiratória que tenham viajado para locais com casos confirmados de infecção por Coronavírus (Covid-2019), ou contato com caso suspeito ou confirmado, deve procurar avaliação médica.