X

Cotidiano

Guarujá é destaque no VIII Workshop Anual do Programa Bandeira Azul

O Município está fazendo as frentes necessárias para conseguir a certificação pela sexta vez consecutiva

Publicado em 29/05/2015 às 13:32

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A expertise da certificação internacional Bandeira Azul, que a Praia do Tombo mantém há cinco anos, foi apresentada pelo secretário de Meio Ambiente de Guarujá, Adilson Cabral, durante o VIII Workshop Anual do Programa Bandeira Azul. O evento aconteceu nos dias 21 e 22 de maio, em Florianópolis (Santa Catarina).

A participação no Workshop Nacional é um dos requisitos para as praias e marinas candidatas à certificação Bandeira Azul. A coordenadora Nacional do Programa Bandeira Azul, Leana Bernardi, falou sobre as condições necessárias para a obtenção do selo internacional, que pode ser conquistado por praias e marinas. “A Bandeira Azul comprova que o município ou o empreendimento está comprometido com a preservação dos recursos naturais e promove a interação sustentável com o meio ambiente.”

O secretário compartilhou com os demais municípios participantes interessados na obtenção do certificado, a experiência da Praia do Tombo – cartão postal do Município. “As diretrizes do Bandeira Azul estão alinhadas com uma preocupação mundial atual de preservação da linha de costa dos países, em função dos transtornos gerados pelo avanço das marés. Os ecossistemas costeiros cumprem um importante papel na natureza, fazendo com que a necessidade de ordenamento da ocupação destes territórios seja cada vez mais necessário”, disse.

Para Cabral, o cenário na Praia do Tombo mudou drasticamente em um período de apenas cinco anos e explica que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente está atuando para obtenção da sexta certificação. “Apesar da Praia do Tombo nunca ter perdido a sua Bandeira Azul, é necessário manter e garantir a manutenção dos 35 requisitos exigidos pelo programa. Diversas atividades foram implantadas para que a praia fosse uma das poucas certificadas no Brasil.”

Case Espanhol – Um dos destaques do Workshop foi a palestra da ambientóloga espanhola Paloma Arias, que trabalhou durante 20 anos na entidade que desenvolve o programa Bandeira Azul na Espanha, a Asociación de Educación Ambiental y del Consumidor. A palestrante explanou sobre os 28 anos de contínuo trabalho, que levaram a Espanha alcançar o expressivo número de 577 praias e 101 marinas certificadas com a Bandeira Azul. “Hoje o primeiro critério para a certificação é a informação e a educação ambiental para turistas, trabalhadores e moradores dos balneários”, ressaltou. Na Espanha o turismo é o primeiro setor econômico e o turismo balnear responde por 74% de todo movimento do setor.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Confira o resultado da +Milionária no concurso 141, nesta quarta (24)

O prêmio é de R$ 176.000.000,00

Praia Grande

PAT de Praia Grande oferta novas oportunidades de emprego

Candidato deve possuir cadastro no PAT de Praia Grande

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter