Guarujá é a cidade da região que mais vacinou contra a HPV

Município lidera dados parciais de meninas imunizadas contra o vírus na Baixada Santista

Comentar
Compartilhar
25 MAR 201415h35

Das nove cidades que fazem parte da Região Metropolitana na Baixada Santista e Vale do Ribeira, Guarujá é a cidade que mais vacinou pré e adolescentes, contra HPV. No total, foram 4.526 pessoas vacinadas contra a doença sexualmente transmissível até a sexta-feira (21). A campanha em combate ao vírus termina no dia 10 de abril.

Por idade, a maior quantidade de meninas imunizadas têm 13 anos: 1.639, enquanto 1.606 jovens têm doze, e 1.281, onze anos. A Unidade Básica de Saúde do Pae Cará foi a unidade de saúde que aplicou vacinas contra a doença, com 702.

A campanha contra a HPV do município continua com várias ações promovendo a informação e o combate à doença. Nesta quarta-feira (26), a partir das 9 horas, a Unidade de Saúde da Família, Usafa, do Jardim Brasil, promove vacinação contra o vírus na Escola Municipal Valéria Cristina Vieira da Cruz Silva (Rua Poeta Gregório de Matos, 25 – Jardim Brasil).

A ação faz parte do Programa de Saúde na Escola, que leva vacinas, informação e ações, como a contra a dengue, para escolas do município. O atendimento é destinado às estudantes da escola e espera-se que cerca de cem alunas sejam vacinadas.

A meta é vacinar 8.122 meninas no Município. As vacinas são oferecidas em todas as unidades de saúde da Cidade. As aplicações acontecem das 8 às 16 horas e, estão disponíveis aos munícipes durante todo o ano, desde o dia 10 de março. É necessário apresentar documento de identidade, acompanhamento ou autorização dos pais para o procedimento.

Campanha - A vacinação contra o papilomavírus humano (HPV), iniciada nas redes de saúde pretende reduzir a incidência do câncer de colo de útero no país pela imunização de meninas entre 11 e 13 anos. A campanha faz parte de uma ação que visa a prevenção contra o segundo câncer que mais mata mulheres no Brasil (colo do útero).