X

Cotidiano

Guarujá discute proliferação de pombos no próximo dia 29

Evento será das 14 às 17 horas, no auditório da Associação dos Funcionários Públicos do Estado de SP, (Afpesp), na Praia das Astúrias

Da Reportagem

Publicado em 21/11/2019 às 18:02

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A população de pombos em Guarujá e na Baixada Santista será tema de encontro / Divulgação/PMG

A população de pombos em Guarujá e na Baixada Santista será tema de encontro realizado pela Prefeitura, que acontece no próximo dia 29 (sexta-feira), no auditório da Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo (Afpesp), que fica na Avenida General Rondon, 643 – Astúrias. O evento ocorrerá das 14 às 17 horas e terá a presença do prefeito de Guarujá, Válter Suman, além de convidados.

A iniciativa é da Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente. Haverá palestra do médico veterinário e professor universitário, Eduardo Filetti. Ele abordará a questão do manejo dos pombos e as doenças que esses animais causam, entre outros aspectos. O presidente da empresa Loremi (de saneamento ambiental), Maurício Marques, também participará do encontro. Em sua palestra, o químico falará sobre as barreiras e a forma de manter estas aves afastadas do convívio humano destacando os principais hábitos da espécie.

O encontro é voltado aos agentes do controle de endemias, comunitários de saúde (ACS), sendo dois representantes de cada unidade básica (UBS) e de saúde da família (Usafa), além das equipes de vigilância epidemiológica, sanitária e de zoonoses. De acordo com o diretor de Vigilância em Saúde da Prefeitura, Marco Antonio Chagas da Conceição, o objetivo do encontro é discutir o manejo de pombos e a sua proliferação e como minimizar os problemas gerados.

"Juntos, queremos de alguma forma, traçar um plano para que essas aves não se multipliquem ainda mais. Nossa equipe de combate à dengue, por exemplo, já iniciou trabalho de orientação com ambulantes e quiosqueiros sobre alimentação para pombos", conta ele sobre a ideia de torná-los parceiros e multiplicadores de informação. "Contamos com eles nesta ação, pois eles também sofrem com isso", ressaltou.

A preocupação da Prefeitura de Guarujá acerca da importância em debater o assunto, ocorre devido às duas mortes registradas neste ano na Baixada Santista, por criptococose, conhecida como doença do pombo, que é infecciosa, sendo causada pela aspiração do fungo Cryptococcus, presente nas fezes de aves, principalmente pombos.

Geralmente, os pombos fazem seus ninhos em telhados, forros, caixas de ar condicionado, torres de igrejas e marquises. Alimentar esses animais faz com que eles se viciem e retornem sempre onde foram alimentados, sem contar que a disponibilidade de comida faz com que a fêmea fique mais disposta a procriar.

A sua proliferação é hoje um problema de saúde pública, pois gera várias doenças graves podendo deixar sequelas e até levar à morte. Além disso, a Prefeitura mantém fiscalizações e vistorias pós-reclamações de munícipes nos bairros da Cidade, conforme cronograma semanal. A Unidade de Vigilância em Zoonoses fica na Avenida Adriano Dias dos Santos, 303, no Jardim Boa Esperança. O horário de funcionamento é das 8 às 17 horas. Telefone: 3355 6300.

Principais doenças causadas pelo pombo:

Criptococose

Histoplasmose

Salmonelose 

Ornitose

Dermatites

Alergias

Quais cuidados devemos ter com os pombos:

- nunca alimentá-los (lei municipal de 2018)

- umedecer as fezes dos pombos com desinfetante antes de varrê-las
- utilizar luvas e máscara ou pano úmido para cobrir o nariz e a boca, ao fazer a limpeza do local onde estão as fezes;
- vedar buracos ou vãos entre paredes, telhados e forros;
- colocar telas em varandas, janelas e caixas de ar condicionado;
- não deixar restos de alimentos que possam servir aos pombos, como ração de cães e gatos;
- utilizar grampos em beirais para evitar que os pombos pousem;
- retirar ninhos e ovos;
- acondicionar corretamente o lixo em recipientes fechados

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Assassino é preso tentando embarcar em cruzeiro saindo de Santos

O navio tinha destino à cidade de Málaga, na Espanha

Polícia

Criminosos furtam R$ 15 mil em salas de prédio comercial no Gonzaga, em Santos

Segundo o boletim, pelo menos outras duas salas foram invadidas

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter