X

Cotidiano

Guarujá deve oferecer programa específico para tratamento de hipertensão

Projeto de Lei 196/2019, de autoria do vereador Joel Agostinho (MDB), prevê ações de prevenção à pressão alta, junto a grupos de moradores

Da Reportagem

Publicado em 17/10/2019 às 15:01

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O objetivo é desenvolver ações, junto a grupos de moradores da Cidade / Agência Brasil

Foi aprovado na sessão legislativa da última terça-feira (08/10) o Projeto de Lei 196/2019, de autoria do vereador Joel Agostinho (MDB), que dispõe sobre a implantação de programa específico para tratamento de hipertensão arterial sistêmica, no serviço público de saúde do Munícipio. 
 
O objetivo é desenvolver ações, junto a grupos de moradores da Cidade, voltadas à prevenção e ao controle da hipertensão arterial, popularmente conhecida como pressão alta. 
 
Números

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Hipertensão, a pressão alta atinge um a cada cinco adultos; mais da metade da população acima de 60 anos e, também, 5% das crianças brasileiras. 
 
Sendo assim, grande parte dos casos de infarto, derrames cerebrais e insuficiência renal terminal ocorre por conta da pressão alta quando não tratada. 
 
Isso porque, órgãos como coração, rins, cérebro, assim como vasos sanguíneos, são prejudicados pela hipertensão que, a longo prazo, provoca entupimento de vasos, endurecimento do tecido coronário e até rompimentos. 
 
Justificativa

O autor da proposta destaca que o diagnóstico de hipertensão com antecedência pode salvar vidas. “Muitas vezes, a pressão alta não apresenta sintomas. Por isso é necessário identificá-la com antecedência, para que haja um tratamento adequado, com a medicação necessária”, enfatiza o vereador Joel Agostinho.
 
Trâmite

Com a aprovação do projeto pelos vereadores, o texto agora seguirá para a análise do prefeito Válter Suman (PSB), a quem caberá sancioná-lo ou vetá-lo. Se sancionado, torna-se lei e entra em vigor a partir da data de publicação no diário oficial. 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

Ciclista morre após ser atropelada por carreta, em Praia Grande

Segundo informações de testemunhas, a vítima iria atravessar para o outro lado da via, quando aconteceu o acidente

Santos

Centro Temático de Cinema de Santos tem obras avançadas

Começa nesta semana a execução dos pilares de sustentação do primeiro pavimento

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter