SABESP AGOSTO DESK TOPO
SABESP AGOSTO MOB

Guarujá conta com ambulância exclusiva para pacientes com suspeita da Covid-19

Para urgências e emergências, a pessoa deve contatar o telefone 192; veículo está disponível 24 horas por dia

Comentar
Compartilhar
16 JUL 2020Por Da Reportagem20h08
A ambulância atende casos de baixa e média complexidadeFoto: Divulgação/PMG

Guarujá tem uma ambulância exclusiva para o deslocamento de pacientes confirmados ou com suspeitas de coronavírus. Desde abril, o transporte está disponível durante 24 horas e, após cada atendimento, é higienizado de acordo com o protoloco da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A ambulância atende casos de baixa e média complexidade e conta com um condutor socorrista e um técnico de enfermagem, todos devidamente seguros utilizando os equipamentos de proteção individual (EPIs) necessários. O transporte é parte dos veículos adquiridos no ano passado para renovação de frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192).

"É uma iniciativa de extrema relevância, uma vez que essa estratégia expõe menos equipes aos pacientes contaminados e a limpeza não interfere no tempo resposta a outros tipos de chamado", afirma a coordenadora do SAMU, Denise Alves Albuquerque.

Quem ligar para a Central do SAMU, através do telefone 192 solicitando o atendimento deverá detalhar os sintomas do paciente, para que o plantonista identifique se pode ou não se tratar de Covid-19. Assim, apesar de ter o veículo reservado e preferencial para casos como esse, poderá ser encaminhada uma ambulância comum.