Guarujá conquista quatro vagas na Seleção Brasileira Junior de Taekwondo

Quatro atletas que são contemplados pelo “Bolsa Atleta” da Prefeitura de Guarujá conquistaram vagas.

Comentar
Compartilhar
06 ABR 201517h34

A seletiva para a Seleção Brasileira Junior de Taekwondo aconteceu recentemente em Betim, cidade de Minas Gerais. Quatro atletas que são contemplados pelo “Bolsa Atleta” da Prefeitura de Guarujá conquistaram vagas. Danielle Oliveira ganhou vaga de titular e Ysslam Hammoud, Jheisiele Dias e Caio Vinicius conquistaram a vaga de reservas.

Os titulares estão classificados para o Pan-americano de Toronto. E o mestre na Associação Desportiva Guarujá e técnico da Seleção Brasileira Junior, Rodney Saraiva, acredita que os três guarujaenses com vaga de reserva ainda podem ser selecionados como titulares e disputarem o Pan-americano. Isso é possível pois ainda haverá um camping (uma semana de preparação), onde titulares e reservas serão avaliados em treinos. Na ocasião, também ocorrerá a pesagem e se algum titular não atingir o peso de sua categoria, o reserva pode ficar com a vaga.

A titular Danielle Oliveira, na categoria de até 44 quilos, conquistou o troféu de melhor lutadora da categoria Junior, ganhando a primeira luta por 20x3, contra a atleta da Bahia, e depois vencendo a representante do Rio Grande do Sul por 15x0. Ela finalizou com a vitória sobre a oponente do Distrito Federal por 9x3.

De acordo com a aluna de Rodney, a última luta da seletiva foi a mais complicada. “Já havia enfrentado minha oponente por muitas vezes, na final do Brasileiro do ano passado eu perdi para ela. Dessa vez, estávamos empatadas em 3x3 e tentei até que, faltando 20 segundos para o fim da luta, eu acertei um golpe e venci por 9x3”.

Ela já conquistou a vaga no ano anterior e conta que está muito feliz. “Sempre estive focada e treinando muito para não perder essa vaga”. Para a disputa em Toronto, a esportista expressa confiança. “Espero ganhar uma medalha de ouro no Pan-americano”

Na categoria de até 55 quilos, Rodney Saraiva teve o mérito ao classificar a atleta Jheisiele Dias, como reserva. Outra aluna do mestre, Ysslam Hammoud, conquistou a vaga de reserva na categoria de até 52 quilos. Ysslam tem apenas 16 anos, mas já esperava compor a Seleção Brasileira Junior. “São meses de determinação, abdicando-se dos lazeres em busca dessa seletiva. Eu estava preparada.”

Caio Vinicius, de 15 anos, é aluno da professora Andressa Coelho, na academia Mandala. Ele conquistou a vaga pela primeira vez e conta que o esforço pelo espaço é um trabalho de anos. “Estou no esporte há nove anos, e há três estou em competições. Uma experiência que ajudou para a classificação”.

Segundo o mestre Rodney Saraiva, para um atleta compor a Seleção Brasileira Junior de Taekwondo ele precisa ser campeão estadual, depois campeão brasileiro ou da Copa do Brasil, além de estar entre os três melhores da categoria e afirmar a vaga na seletiva.