Guarujá conquista mais uma Bandeira Azul

Desta vez, o certificado de qualidade ambiental foi conquistado pela Marina Nacionais, o hasteamento da bandeira ocorreu no último sábado (23)

Comentar
Compartilhar
28 NOV 201314h57

Guarujá conta a partir de agora, com dois pontos com a certificação ambiental Bandeira Azul: a Praia do Tombo, que renovou sua certificação pelo quarto ano consecutivo, e a Marina Nacionais (Estrada de Guarujá / Bertioga KM 20). O hasteamento da Bandeira na Marina Nacionais, para a temporada 2013/2014, ocorreu no último sábado (23). O selo de qualidade foi concedido após a marina atender aos critérios exigidos pelo Instituto Ambiental Ratones (IAR), órgão responsável por conceder a Bandeira Azul.

Durante a cerimônia de certificação da Marina Nacional, a prefeita Maria Antonieta Brito, falou sobre a importância da certificação para Guarujá. “Hoje, somos a única Cidade na América Latina a obter duas certificações, desse porte. Apesar de não ser um equipamento público, quero dizer, que esse é um importante selo de qualidade turística, ambiental, no cuidado com as pessoas e com o meio ambiente”.

A coordenadora Nacional do Programa Bandeira Azul, Leana Bernardi declarou que, como representante do Programa sente-se feliz em saber que as pessoas entendem a importância do selo: “Ficamos muito feliz em difundir esse conhecimento, aqui em Guarujá, não precisamos vender nem convencer ninguém que a Bandeira Azul é muito importante. Isso faz toda diferença para conquista”.

Para o secretário de Meio Ambiente de Guarujá, Élio Lopes, os responsáveis pelo equipamento náutico tiveram percepção socioambiental. “Os administradores da Marina foram felizes em terem essa visão, aproveitaram a oportunidade, foram atrás de atender os padrões e se adequaram aos critérios exigidos. Essa conquista futuramente poderá render frutos em relação aos investimentos no turismo ambiental”.

Durante a cerimônia de hasteamento, o gerente geral da Marina Nacionais Alejandro Comas, destacou o empenho da equipe: “Parabenizo principalmente a equipe de colaboradores que nos ajudou muito durante todo processo. Nos, sentimos gratificados com a conquista. A Bandeira Azul vai nos dar projeção mundial, isso é muito importante” comemora.

Os equipamentos com Bandeira Azul passam por vistoria anual e é preciso atuar na manutenção da certificação. Para o fundador da Marina Nacional, Juan Alfredo Rodriguez, esse será o grande desafio. “Para nós, não foi tão difícil conquistar, acredito que nosso maior desafio será manter a certificação, já que na minha visão a conservação do espaço dependerá também de todos os freqüentadores”, lembra.

Bandeira Azul - A Bandeira Azul é uma certificação de excelência ambiental, conquistada após o cumprimento de um conjunto de critérios. Os requisitos estão apoiados em quatro pilares: qualidade das águas, informação e educação ambiental, gestão ambiental e serviços de segurança. Uma das metas do programa Bandeira Azul é elevar o grau de conscientização, com foco na proteção do ambiente marinho e costeiro, além de incentivar a realização de ações para a resolução os problemas ambientais existentes. No Guarujá a Praia do Tombo também recebeu, pelo quarto ano consecutivo a certificação, sendo a única praia urbana do Brasil a ostentar a Bandeira Azul.