Guarujá começa aplicar segunda dose da vacina contra HPV na segunda-feira, 1° de setembro

A imunização é para meninas de 11 a 13 anos e que receberam a primeira dose em março. As vacinas estarão disponíveis em todas as unidades de saúde da Cidade

Comentar
Compartilhar
29 AGO 201414h58

A Prefeitura de Guarujá começa a aplicar a segunda dose da vacinação contra HPV na próxima segunda-feira (1°). A imunização é voltada somente as meninas de 11 a 13 anos que receberam a primeira dose em março. A campanha acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (Usafas), de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. A Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, é responsável pela ação.

As meninas devem comparecer ao local acompanhadas de um responsável e o comprovante do recebimento da primeira dose. As adolescentes que completaram 11 anos a partir de março e não tomaram a primeira dose, devem comparecer a um posto de saúde para realizar a aplicação. Para aquelas que já foram vacinadas os pais devem ficar atentos a data de retorno, que é realizado após seis meses da primeira dose.

“É importantíssimo observar e respeitar o prazo de seis meses entre as duas doses, ou seja, quem recebeu a primeira no dia 1° de março pode se dirigir a um posto na segunda-feira para receber a segunda dose. Mas quem tomou a primeira dose da vacina no final de março deve esperar ate o fim de setembro para receber a segunda dose”, orientou o diretor de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, Marco Antonio Chagas.

(Foto: Pedro Rezende/PMG)

Na primeira fase da campanha, em março, Guarujá imunizou 6.954 meninas de 11 a 13 anos de idade. Segundo a Secretaria de Saúde é fundamental que todas as meninas que tomaram a primeira dose sigam tomando as outras duas, pois o calendário vacinal prevê três doses, tornando a pessoa imune à doença.