A Prefeitura realiza a coleta seletiva nos próprios públicos, condomínios residenciais cadastrados e PEVs da Cidade
A coleta seletiva é efetuada por cooperativas cadastradas no Município / Helder Lima/PMG
A Prefeitura de Guarujá coletou 100 toneladas de resíduos recicláveis de janeiro a abril deste ano. Durante todo o ano passado, foram contabilizadas 553,99 toneladas a partir da coleta seletiva. Os dados são da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), que realiza a coleta seletiva nos próprios públicos, condomínios residenciais incluídos em roteiros pré-estabelecidos mediante cadastro e nos Pontos de Entrega Voluntários (PEVs) instalados nas chamadas Estações de Sustentabilidade.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
A coleta seletiva é efetuada por cooperativas cadastradas no Município. Todo o material recolhido, como vidro, plástico, metal e papel, é destinado aos galpões das cooperativas. Nos espaços, são feitos os processos de triagem, separação por tipo, enfardamento, armazenamento e destinação para venda às indústrias de reciclagem, garantindo que o material retorne à cadeia produtiva.
Os profissionais identificam e classificam o resíduo, separando os comuns dos recicláveis. Após esse processo, é realizado o encaminhamento dos rejeitos para o Aterro Sítio das Neves, onde se juntará com todo o resíduo sólido urbano coletado na Cidade diariamente.
Sistema on-line
O avanço da coleta seletiva em Guarujá teve êxito após o Município implantar o sistema de gestão on-line e o controle da pesagem obrigatória das cooperativas no sistema de transbordo na balança. A Semam efetua o controle do ticket de pesagem. O sistema de plataforma online permitiu que a gestão dos resíduos de coleta seletiva se tornasse mais eficiente.
PEVs
Um dos modelos adotados é a coleta seletiva de forma indireta nos PEVs instalados em espaços públicos. Os equipamentos existentes, também chamados de Estações de Sustentabilidade, são contêineres marítimos de 20 pés adaptados para a recepção de resíduos sólidos recicláveis, onde qualquer indivíduo pode descartar materiais como papel, vidro, plástico e metal.
Atualmente, três estações estão ativas e as outras seis do Município passarão por reforma, readequação ou remoção para outras localidades, após sofrerem sucessivas ações de depredação por vândalos. A empresa vencedora da licitação para a reforma das estações iniciará as intervenções no próximo mês.
Após a conclusão das reformas dos PEVs inativos, serão iniciadas as intervenções nas estações ativas. A Semam trabalha ainda para ampliar o serviço com a instalação de mais PEVs, a partir de recursos provenientes de Termos de Ajuste de Conduta (TAC).
- Estações ativas no momento:
- Estação Praça 14 BIS – Rua Guilherme Guinle – Vicente de Carvalho
- Estação Praça Mário Covas – Avenida Antenor Pimentel, 1.473 – Morrinhos
- Estação Praça da Horta Social – Rua Oito – Jardim Acapulco
ESPORTE
Palmeiras obtém virada épica sobre São Paulo com gols de zagueiros nos acréscimos
São Paulo se vinga do Palmeiras e obtém vantagem nas oitavas da Copa do Brasil
Palmeiras cede empate ao Avaí e perde chance de se isolar na liderança
Praia Grande
Evento acontecerá no dia 10 de julho, na praia do Bairro Canto do Forte, em Praia Grande
Educação
As aulas iniciam no segundo semestre, de segunda a sexta-feira, das 19 às 22h30