Continua depois da publicidade
Preocupada em promover a qualificação de equipe e seus serviços, na última semana, a Prefeitura de Guarujá proporcionou para os estagiários que atuam na Secretaria Municipal de Educação (Seduc) uma capacitação sobre Síndrome de Down. Esta é a primeira qualificação mensal com a abordagem: “Educação para Deficiência Intelectual”.
Ao todo, 40 estagiários que atuam em diversas modalidades estudantis pelo Município receberam as aulas que tratavam de como agir e educar uma criança que necessita de atenção especial. De acordo com a psicóloga de Educação Especial da Seduc e responsável pela capacitação, Maria Estela Conte Ayala Penalver, estes estagiários serão engajados no tema e, assim, darão suporte aos professores que possuem alunos com a síndrome.
Continua depois da publicidade
Trissomia do cromossomo 21 ou Síndrome de Down, como é conhecida, é uma alteração genética causada pelo excesso de material genético no cromossomo 21, nos primeiros momentos de sua formação, ainda na barriga da mãe. “Por isso, é de regra, receber uma atenção especial em vários ambientes, incluindo o estudantil”, destaca Estela.
“A Seduc tem como base o conceito de que a escola é para qualquer pessoa. E é isso que nós estamos oportunizando. Alunos são diferentes, assim como os com síndrome de down. Entretanto, estas crianças, com atenção especial ou não, continuam sendo alunos.”
Continua depois da publicidade
Quem aprova a iniciativa é Juliana Fortes de Jesus. Ela é estagiária de Pedagogia há um ano e recomenda as capacitações dadas pela Prefeitura com foco na Educação Especial. “Estas aulas são muito construtivas para nós. Quando estamos em aula, não temos o conteúdo necessário, que é a prática. Com as capacitações, percebo que fica mais fácil saber como agir e como me referir aos alunos com a síndrome.”
Já o estagiário de Psicologia, João Pedro Araújo Silva, destaca o benefício da capacitação como um meio de saber como aprimorar o trabalho desenvolvido. “A partir daqui com as discussões, teorias dadas e recomendações de profissionais, podemos abranger o nosso trabalho”, conta o estudante. Para Araújo, o assunto é sério e parabeniza a gestão atual pela atenção dada.