X

Cotidiano

Guarujá atinge 51% de cobertura no Programa de Saúde da Família

Em 2008, o Município contava com 11 equipes; até julho de 2015 serão 42 equipes com foco na Atenção Básica

Publicado em 29/05/2015 às 12:55

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A Prefeitura de Guarujá convocou mais 33 novos agentes comunitários de Saúde, que atuarão nas unidades de saúde de família do Município. Com isso, até julho de 2015 Guarujá chegará a 51% de cobertura de Programa de Saúde da Família. Os agentes completarão as equipes das Usafas Jardim Conceiçãozinha, Jardim Progresso e Jardim Las Palmas e vão compor as primeiras equipes das unidades básicas de Saúde que se tornarão Usafas: Boa Esperança, SantaRosa/Helena Maria e Vila Rã.

“O aumento da cobertura em saúde da família representa o serviço de saúde chegando ao domicílio, frequente e constantemente por meio das equipes que contam com morador do bairro. Os domicílios e os hábitos cotidianos têm enorme importância na maneira como as doenças ocorrem e se manifestam”, declarou o secretário municipal de Saúde, Rui de Paiva.

Os novos servidores participaram do curso introdutório para agentes coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Organização Social Corpore. Durante a atividade, os novos agentes receberam instruções sobre clinica médica, saúde da mulher, vigilância, territorialização, ética, dengue e tuberculose, além das atribuições da função.

Renata Cristina Oliveira Felix dos Santos se prepara para começar a atuar na unidade Boa Esperança. A futura agente explica que tinha o interesse de atuar na área da Saúde, quando resolveu participar do concurso público. Agora Renata está ciente da importância do seu papel para a população. “Nesse primeiro dia de curso é possível perceber a importância que um agente tem com a população da região que vai atuar. Seremos o primeiro contato com a pessoa antes dela chegar ao sistema de saúde e é necessário estarmos preparados para esse contato e apoio”, disse a agente.

Ao contrário de Renata, Rubens Duarte de Aguiar atua na área da Saúde há 13 anos. Ele é radiologista, atualmente no Hospital Guilherme Álvaro, e terá que conciliar com sua nova função: agente comunitário de Saúde da Vila Rã.

“Somos o elo da população com o Sistema de Saúde. Não posso falar sobre as demais comunidades, mas conheço bem a região que vou atuar e sei o quanto essas pessoas precisam de informação para buscarem uma qualidade de vida melhor. Como agente, será um desafio ter que mudar hábitos e a própria cultura das pessoas. E essa é uma realidade que não mudamos da noite para o dia, precisamos estabelecer essa relação de confiança”, explica Rubens.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Coluna

Itanhaém prevê expansão econômica e outros assuntos

Congelamento da tarifa dos ônibus chegou ao público um pouco antes da hora

Ideia

Construtor sugere fundação nos moldes da Pinacoteca para 'novo' Escolástica Rosa

"Se formarmos um grupo e esse grupo for inteligente, envolve toda a sociedade no projeto"

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter