Cotidiano

Guarujá apóia concurso internacional para escolha da bandeira símbolo do Oceano

Promovido mundialmente pela ONG Ocean Flag o concurso envolverá crianças de seis a 12 anos que vão poder desenhar “a cara do oceano”

Publicado em 15/08/2013 às 17:31

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

A cidade de Guarujá, que tem cerca de 18 km de praias, está apoiando o concurso internacional: Ocean Flag – Vamos dar uma cara ao Oceano, que visa escolher a bandeira símbolo do mar. A iniciativa é aberta a todas as crianças entre seis e 12 anos. O objetivo é despertar nelas a consciência para a importância de um comportamento ambiental responsável, como parte de uma ação de educação infantil, além de sensibilizar as crianças a se tornarem adultos responsáveis e agentes dinâmicos da mudança em nossa sociedade.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Segundo a organização não governamental (ONG) Ocean Flag, organizadora do concurso, o evento se desenvolverá através de desenhos criados pelos menores que devem refletir mensagens sobre a importância de conservação do oceano. Fatos pertinentes e atuais sobre os desafios que o nosso mar enfrenta hoje são ferramentas fundamentais para reforçar a participação das crianças na proteção, preservação e melhoria dos recursos naturais que unem a todos.

Continua depois da publicidade

Os trabalhos devem ser enviados através do site www.oceanflag.org, até o dia 30 de setembro. As figuras escolhidas serão anunciadas no dia 20 de dezembro, Dia Internacional da Solidariedade. O vencedor terá acesso ao voucher (convite) para “uma noite com os tubarões”, oferecido pelo Oceanário de Lisboa, em Portugal, um certificado da Ocean Flag e vários produtos da ONG.

Foto aérea de Guarujá (Foto: Marcos França/PMG)

Continua depois da publicidade

Para Sarita Patero Rodrigues Silva, assessora de planejamento estratégico ambiental da Prefeitura de Guarujá, o oceano é fonte inestimável de flora e fauna e deve ser respeitado pelo valor que tem.

“Nossa Cidade contribui de todas as formas para manter o mar equilibrado e saudável, visto termos pelo terceiro ano consecutivo o selo da Bandeira Azul na praia do Tombo (considerado a mais alta certificação ambiental e de qualidade que uma praia pode receber no mundo). Por isso, vamos divulgar não somente entre as nossas crianças, mas entre todos que se utilizam do mar, esse trabalho tão primoroso de conscientização”, disse.

Importância do oceano – Ocupando cerca de 71% de nosso planeta, e muitas vezes esquecidos por nós, os oceanos têm fundamental importância quanto à manutenção da vida na Terra. Propiciando aproximadamente R$20,9 milhões em bens e serviços ao ano, contribuem quanto à estabilidade do clima, regulam a umidade, e abrigam os principais responsáveis pela produção de oxigênio: as algas. Apesar disso, infelizmente, continua a ser o destino final de boa parte do lixo produzido pela humanidade. Diante disso, é perceptível o quanto deveriam ser respeitados.

Continua depois da publicidade

Ocean Flag – Organização não governamental criada para lutar pela conservação marinha. Seu fundador é Jean-Charles Gordon, biólogo marinho, mestre em biodiversidade e conservação marinha. Estudou e trabalhou em ambientes multidisciplinares, do Mediterrâneo ao mar Báltico, do oceano Atlântico ao Pacífico. Depois de se mudar para Lisboa em Janeiro de 2013, quando fundou o Ocean Flag.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software