O Ponto MIS Guarujá promove, nesta quarta-feira (24), das 13 às 17 horas, a oficina “Documentário – A formação de uma identidade”, direcionada a adolescentes e jovens, a partir dos 14 anos, que tenham interesse em produzir um documentário.
A ação disponibiliza 20 vagas gratuitas e é promovida pelo Museu da Imagem e do Som (MIS) do Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Guarujá. O Município é o único Ponto MIS da Região. As inscrições podem ser feitas pelo telefone 3342-6262 até uma hora antes do início do curso ou até durarem as vagas.
A atividade será ministrada pela doutoranda em Comunicação e Semiótica, e pós-graduada em Cinema Documentário, Paola Prestes. Ela também é diretora e produtora independente, além de acumular em seu currículo o longa-metragem “Flávio Rangel – O teatro na palma da mão”. Paola também leciona e realiza seminários nos cursos de pós-graduação de Rádio e TV da FAAP.
Na oficina, a diretora apresentará o documentário como uma ferramenta de construção da identidade, apresentando conceitos básicos. Serão abordadas ainda a possibilidade de desenvolver o olhar crítico e sensível, e implicações do registro de conhecimento em um suporte audiovisual. Também serão realizados exercícios práticos envolvendo a elaboração de uma pauta, finalizando com a gravação de depoimentos capturados por câmeras fotográficas e celulares.
Film Commission – A ação é viabilizada pela Film Commission Guarujá, unidade da Secretaria Municipal de Cultura responsável pelo fomento da produção audiovisual na Cidade, levando capacitação gratuita à população sobre esta área, abrindo espaços públicos para exibição de filmes e atraindo gravações de curta-metragens, longa-metragens, novelas e comerciais para Guarujá.
Continua depois da publicidade