X

Cotidiano

Guarujá abre inscrições para membros do Conselho Tutelar

As inscrições seguem até dia 31 e podem ser feitas na Casa dos Conselhos

Publicado em 16/03/2015 às 16:05

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Guarujá está com inscrições abertas para o processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar de Guarujá e Vicente Carvalho. As inscrições seguem até dia 31 de março, das 9 às 17 horas, e podem ser feitas na Casa dos Conselhos (Rua Montenegro, 455 – Centro).

Para se inscrever, os candidatos devem atender aos requisitos estabelecidos na resolução 63/2015 do CMDCA, publicado no Diário Oficial no último dia 13 de fevereiro. Os interessados devem estar em dia com seus direitos eleitorais, comprovar que reside no município há mais de dois anos, ter 21 anos completos, experiência de no mínimo dois anos na área de defesa ou atendimento dos direitos da criança e do adolescente, com documentação registrada em Cartório comprovando; e possuir Ensino Médio completo.

De acordo com a vice-presidente do CMDCA, Maria Lúcia Ribeiro (Tita), o Conselho Tutelar é um órgão público autônomo que zela pelos direitos das crianças e adolescentes. Os conselheiros tutelares eleitos pela comunidade são responsáveis por fiscalizar se os direitos estabelecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) estão sendo cumpridos.

“O conselheiro tutelar tem como função receber, estudar e encaminhar aos órgãos competentes os casos que envolvem a violação dos direitos da criança e do adolescentes. As denúncias podem ser feitas por qualquer cidadão, mas o Conselho Tutelar atua dentro de uma rede que envolve o sistema de garantia de direitos”, disse Tita.

Ela acrescenta ainda que uma frase de Alfredo Carlos Gomes da Costa, irmão de Antônio Carlos Gomes, que foi um dos redatores do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA): “devemos ter compromisso ético com a causa; vontade política, que é ter disposição para fazer; e competência técnica, que significa fazer bem feito.”

Após o período de inscrições, haverá o prazo para análise de recursos, capacitação dos candidatos, prova de aptidão e, posteriormente, será realizada a campanha, finalizando com as eleições no segundo semestre.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

Santos

Justiça expede mandado de busca de criança levada à força pela mãe em Santos

Criança ainda não foi encontrada

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter