Guarujá abre inscrições para 6° Prêmio Cidadão no Trânsito

Podem participar alunos e unidades de ensino municipais; prazo termina em 30 de agosto

Comentar
Compartilhar
19 JUL 2019Por Da Reportagem23h15
Cada instituição de ensino pode inscrever até cinco trabalhos para a premiaçãoFoto: Hygor Abreu/PMG

As inscrições para participar da 6ª edição do Prêmio Cidadão no Trânsito de Guarujá começam a partir do próximo dia 29 (segunda), data esta que marca o retorno do ano letivo na Rede Municipal de Ensino. Podem participar alunos e unidades municipais de Ensino Infantil, Fundamental I e II, Ensino Profissionalizante e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Cada instituição de ensino pode inscrever até cinco trabalhos para a premiação, que tem como objetivo incentivar produções para a educação no trânsito, a fim de conscientizar os participantes sobre suas responsabilidades para um trânsito mais seguro. O prazo final vai até 30 de agosto.

A coordenadora de Educação no Trânsito, da Secretaria de Defesa e Convivência Social de Guarujá, Rita Tanese, acredita que o prêmio levará os participantes a refletirem sobre suas responsabilidades. Ela conta que, com ele, "a criança e o adolescente se tornam multiplicadores, levando seu aprendizado aos familiares e comunidade, favorecendo o desenvolvimento de posturas e atitudes, que visem à construção de um espaço público melhor".

Para cada faixa etária há um tema distinto para os trabalhos. Alunos do Ensino Infantil deverão produzir desenhos sobre o tema: "Meios de Transporte"; já da Educação de Jovens e Adultos terão que apresentar a composição musical com a seguinte temática: "Situações de Risco no Trânsito".

A partir do dia 6 de setembro, os trabalhos enviados serão avaliados pela Diretoria de Trânsito e Transporte Público (Ditran) de Guarujá, onde passarão por etapas de avaliação, segundo critérios estabelecidos de acordo com cada categoria.A última edição, que ocorreu em 2018, reuniu cerca de oito mil alunos da rede municipal.

O Prêmio Cidadão no Trânsito é uma parceria entre as secretarias municipais de Defesa e Convivência Social (Sedecon) e de Educação, Esporte e Lazer (Sedel), e acontecerá no dia 25 de setembro. Todas as regras para participação, fichas de inscrição e edital do prêmio estão disponíveis nas unidades de ensino.

De acordo com o vice-prefeito e secretário de Educação, Esporte e Lazer, Renato Pietropaolo, ações como esta valorizam o papel fundamental que cada um deve adotar. "Sem dúvida, a educação em suas mais variadas vertentes de conscientização é uma maneira bastante eficaz do Poder Público contribuir na formação dos nossos estudantes, e assim torná-los cidadãos mais conscientes e prudentes no trânsito", declarou.

Colunas

Contraponto