X

Cotidiano

Guardas Municipais participam de curso promovido em parceria com as Nações Unidas

O curso foi ministrado dos dias 3 a 8 deste mês

Publicado em 28/08/2014 às 16:27

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Os coordenadores da Guarda Civil Municipal de Guarujá, Denis Castro e Rogério Pereira participaram do “Curso Convivência e Segurança Cidadã”, oferecido pelo Ministério da Justiça, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD.

O curso foi ministrado dos dias 3 a 8 deste mês, em São Paulo, com duração de 40 horas, e teve como objetivo propor uma análise da Segurança Pública a partir do enfoque integral de Convivência e Segurança Cidadã, objetivando o melhoramento das políticas locais.

Este foi o módulo da Região Sudeste que reuniu 74 alunos, que representavam aproximadamente 70 municípios. O mesmo curso já foi realizado na região Sul e será agora replicado nas demais regiões do País. O corpo discente foi formado, em sua maioria, por gestores de guardas civis municipais, mas também contou com representantes da sociedade civil organizada, em especial, representantes de alguns Conselhos Comunitários de Segurança – Conseg.

Diversos temas de interesse local foram abordados ao longo dos cinco dias de curso, entre eles: Direitos Humanos e Segurança Cidadã; Formação e Modernização da Atuação Policial; Prevenção Social do Crime e das Violências; Espaços Urbanos Seguros; Elaboração de Projetos, dentre outros.

Para o coordenador de projetos da GCM de Guarujá, Denis Castro, o conteúdo do curso demonstra e permite uma visão moderna de segurança cidadã. “Nas aulas observamos que o foco deixa de ser o infrator, e passa a ser o cidadão e a promoção de seu bem-estar”, contou.

Já o coordenador de videomonitoramento da GCM de Guarujá, Rogério Pereira, ressaltou não apenas o conteúdo ministrado. “O ambiente propício à troca de experiências entre os municípios foi muito valioso”, relatou.

O curso contou ainda com um módulo específico de elaboração de projetos, objetivando capacitar ainda mais a equipe técnica da Secretaria de Defesa e Convivência Social à elaboração de propostas que possam resultar na formalização de convênios com o Ministério da Justiça e outros órgãos concedentes e consequentemente repasse de recursos federais para investimentos nas ações de prevenção da violência e da criminalidade.

O corpo docente foi composto por especialistas renomados no cenário nacional em cada área de atuação, que reuniam vivência acadêmica com expertise profissional, o que os capacitava a demonstrar, na prática, a aplicação dos conceitos teóricos que eram ministrados.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Mãe toma criança das mãos da avó e desaparece em Santos; ASSISTA

O garoto é cuidado pelo pai e pela avó, que têm a guarda compartilhada dele após uma tutela de urgência

São Vicente

Criminosos invadem casa e rendem casal em São Vicente; VEJA

Caso aconteceu no bairro Parque Continental

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter