Cotidiano
Entre os manifestantes, havia bandeiras políticas e bateria de escola de samba; protesto foi pacífico e durou cerca de duas horas
Manifestação foi convocada nas redes sociais por movimentos de esquerda / Márcio Ribeiro/DL
Continua depois da publicidade
Com gritos de "sem anistia", "blindagem não", "fascistas não passarão" e paródias de músicas populares, um grupo protestou em passeata ontem (21), em Peruíbe, partindo da estação rodoviária com destino ao local da Festa Reggae, que acontecia no Centro. Entre os manifestantes, havia bandeiras políticas e uma bateria de escola de samba.
A manifestação foi pacífica, começou por volta das 16 horas e se dispersou perto das 18, quando o temporal que atingiu a região surpreendeu o grupo. Ela foi convocada nas redes sociais por movimentos de esquerda e também aconteceu em outras cidades da região, assim como em todas as capitais do país.
Continua depois da publicidade
Ao gritarem palavras de ordem como "sem anistia" e "o Brasil é nosso", os manifestantes cantavam músicas e carregavam faixas e cartazes. Também havia bandeiras do Brasil, em contraponto ao ato ocorrido no Sete de Setembro, quando apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) abriram uma bandeira dos Estados Unidos, em ato a favor da anistia.
As manifestações pelo país pedem que a PEC da Blindagem não siga a tramitação no Senado Federal. O texto, aprovado na Câmara dos Deputados na última semana, busca proteger parlamentares contra a abertura de processos penais no Supremo Tribunal Federal (STF).
Continua depois da publicidade
Críticos da proposta afirmam que a PEC, na prática, inviabilizará a abertura de ações penais contra deputados e senadores, uma vez que, quando uma regra semelhante vigorou no país, somente a instauração de um processo foi autorizada pelo Legislativo.
Além disso, manifestantes se posicionaram também contra a tramitação do projeto que prevê perdoar os condenados envolvidos no ato golpista de 8 de janeiro de 2023. Na última quarta-feira (17), os parlamentares aprovaram um pedido de urgência para a proposta, a fim de acelerar a análise do texto.