Cotidiano

Grupo Mendes completa 50 anos encarando novos desafios e com olhos no futuro

Empresa fundada por Armênio Mendes, construtora tradicional em Santos, aposta em energia sustentável e grandes obras no Litoral de São Paulo

Luana Fernandes Domingos

Publicado em 10/05/2025 às 06:30

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

O presidente do grupo, Paulo Mendes, recebeu a reportagem do Diário do Litoral para entrevista / Renan Lousada/DL

Continua depois da publicidade

Em 2025, o Grupo Mendes completa 50 anos de história, consolidando-se como um dos maiores conglomerados empresariais da Baixada Santista. Com raízes profundas em Santos e um portfólio que abrange incorporação imobiliária, shopping centers, hotelaria e, mais recentemente, energia sustentável, a empresa comemora meio século com o olhar voltado para o futuro e os pés fincados em um legado construído com trabalho árduo e visão de longo prazo — iniciado por seu fundador, Armênio Mendes.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O empresário, que nasceu em Portugal, chegou ao Brasil pelo Porto de Santos em 1963. Com pouco dinheiro, mas carregando na bagagem suas ferramentas de marcenaria e muitos sonhos, iniciou sua jornada morando com o tio em Vicente de Carvalho, no Guarujá. Seu primeiro emprego foi em um estaleiro naval da família Stipanisch, onde começou a construir sua trajetória com esforço e habilidade técnica.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Essa empresa amada pelos brasileiros, falida há 10 anos, está de volta ao país

• Licitação escolhe empresa que vai transformar água do mar em potável no Litoral de SP

• Empresa de tecnologia de Santos muda de nome e amplia atuação global

Anos depois, deu os primeiros passos como empreendedor ao abrir uma bicicletaria 24 horas — sua primeira empresa própria. Mas foi em 1974, com a fundação da construtora Miramar, que começou a estruturar o que viria a se tornar o Grupo Mendes. A partir dali, a atuação se consolidou em três grandes frentes: shoppings (malls), incorporações e serviços, sempre com foco no litoral paulista.

Segundo o filho e atual presidente do grupo, Paulo Mendes, o trabalho era mais que uma obrigação para Armênio — era paixão. "Ele trabalhava porque gostava. O grande prazer dele era estar nos projetos, principalmente os grandes empreendimentos. Lembro do Brisamar Shopping, ele ficava horas na obra, até 20 horas por dia no final. Era como se cada construção fosse a casa dele", conta.

Continua depois da publicidade

Armênio Mendes faleceu em 13 de outubro de 2017, aos 77 anos, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde tratava um câncer. Sua morte marcou o fim de um ciclo de pioneirismo, mas seu legado permanece vivo nos valores e no dinamismo com que a empresa continua a operar.

A nova geração: continuidade com inovação

Paulo Mendes começou a trabalhar aos 15 anos, inicialmente como forma de disciplina, mas logo tomou gosto pelos negócios. Passou por diversas áreas do grupo — do estacionamento ao hotel — até assumir a liderança. Sua trajetória reflete a filosofia do pai: "Você precisa construir seu espaço e viabilizar resultados. Isso te dá bagagem e estrutura".

Hoje, o Grupo Mendes atua em três frentes principais: incorporação imobiliária, shoppings e energia — sendo essa última a nova aposta de crescimento da empresa.

Continua depois da publicidade

Energia sustentável: o novo xodó

Nos últimos dois anos, a divisão de energia do Grupo Mendes tomou forma e já posiciona a empresa como a maior geradora de energia por geração distribuída no estado de São Paulo. São 82 fazendas solares, com capacidade instalada de 150 megawatts e planos para chegar a 320 MW até 2026. A geração distribuída (GD) permite que energia solar seja gerada remotamente e distribuída para residências e comércios.

"É como um filho pequeno. Você deposita atenção e carinho para que ele cresça estruturado. A energia tem um campo de atuação muito maior que os nossos outros negócios", afirma Paulo. A expectativa é que essa divisão se torne a mais rentável do grupo em dois a três anos.

Expansão com os pés no chão

Entre os projetos mais ambiciosos da empresa está o VillaMar Shopping, em Praia Grande, com mais de 300 lojas previstas. A inauguração está programada para setembro de 2027. "Temos que abrir forte para mostrar nossa confiança na cidade. A região merece algo desse porte", afirma o presidente. O projeto contará com uma praça de alimentação reforçada para atender os mais de 5 mil servidores públicos da região, além de cinema e infraestrutura moderna.

Continua depois da publicidade

Com uma presença marcante em Santos, o Grupo Mendes mantém a história interligada com a cidade. "Nunca buscamos o caminho mais fácil. Sempre procuramos desenvolver projetos que acreditávamos serem importantes para a cidade, mesmo que mais arriscados", diz Paulo. Essa postura diferenciada ajudou a consolidar a imagem do grupo como referência na região.

A sustentabilidade também está na pauta, especialmente com o crescimento do setor de energia. Embora as fazendas solares não estejam diretamente ligadas aos empreendimentos imobiliários do grupo, a visão é de longo prazo, com potencial de integração futura.

Para os próximos 50 anos, Paulo Mendes quer ver cada divisão do grupo operando de forma independente, com autonomia financeira. "No passado, uma área financiava a outra. Hoje queremos que cada uma tenha vida própria, conquistando seu destino", explica.

Continua depois da publicidade

A cultura de inovação, o compromisso com a cidade e a coragem para sair do óbvio são os pilares que sustentam o Grupo Mendes. E como seu fundador ensinou, fazer como se fosse para si mesmo é o que faz toda a diferença. "Nosso padrão é alto. Frequentemente apostamos muito além do que deveríamos, mas quando conseguimos realizar, a satisfação é incomparável".
 

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software