X

Cotidiano

Grupo de brasileiros acampa no Vaticano para canonização

Perto deles, 150 rapazes e moças do movimento Jovens 2000, da Alemanha, levantavam bandeiras para atrair a atenção

Publicado em 26/04/2014 às 19:37

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Um grupo de 25 brasileiros de Curitiba (PR) estendeu colchonetes entre cadeiras dobráveis e mochilas cheias de sanduíches, frutas e garrafas de água bem no centro da Praça São Pedro, na Cidade do Vaticano, para garantir um bom lugar na missa de canonização de João XXIII e João Paulo II, hoje, às 10 horas (5h pelo horário de Brasília). Dispostos a passar a noite deste sábado, 26, acampados, torciam para a polícia não expulsá-los, quando os bloqueios forem fechados. Pelo esquema de segurança, os peregrinos só poderiam entrar às 6 horas da manhã de hoje (1h pelo horário de Brasília).

"Estamos dispostos a fazer qualquer sacrifício", disse o funcionário público municipal Paulo Roberto Rossa, que veio com sua mulher Maria Lurdes e a filha Patrícia para assistir à cerimônia. É a primeira vez que o casal viaja à Europa, mas Patrícia já participou da Jornada Mundial da Juventude quatro vezes, em Munique, Sydney, Madri e Rio. Na Itália, visitaram os santuários de Assis e Cássia.

Os peregrinos, vindos de todas as partes do mundo, lotam a Praça São Pedro. Mesmo cansados após 21 horas de avião, os indonésios Stevan e Liliana Tan, que chegaram na sexta-feira, 25, comemoravam a aventura de voar de Jacarta a Roma, em um roteiro exclusivamente religioso. Perto deles, 150 rapazes e moças do movimento Jovens 2000, da Alemanha, levantavam bandeiras para atrair a atenção. Guiado pelo padre Marcelo Catril, um grupo de chilenos enfrentou três horas de fila para rezar nos túmulos de João Paulo II e João XXIII.

Um grupo de 25 brasileiros de Curitiba (PR) estendeu colchonetes entre cadeiras dobráveis e mochilas cheias de sanduíches, frutas e garrafas de água bem no centro da Praça São Pedro, na Cidade do Vaticano (Foto: Alessandra Tarantino)

Delegações

O porta-voz da Santa Sé, padre Federico Lombardi, anunciou que o papa emérito Bento XVI aceitou o convite de Francisco para participar da missa de canonização. O Vaticano divulgou os nomes dos chefes de 93 delegações estrangeiras que assistirão à cerimônia, na ala esquerda do altar do papa. A rainha Elisabeth, que é a chefe da Igreja Anglicana, mandou o Duque de Gloucester e consorte. Da Polônia, país natal de João Paulo II, vêm o presidente da República e Lech Walesa, amigo de Karol Wojtyla. O Brasil não consta da relação.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Polícia

Mãe toma criança das mãos da avó e desaparece em Santos; ASSISTA

O garoto é cuidado pelo pai e pela avó, que têm a guarda compartilhada dele após uma tutela de urgência

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter