Gripe aviária: Vietnã registra 1ª morte em 9 meses

O vírus H5N1, um dos subtipos da gripe aviária, já infectou 649 pessoas desde 2003, com 385 mortes confirmadas, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS)

Comentar
Compartilhar
21 JAN 201416h20

O Vietnã anunciou nesta terça-feira a primeira morte causada pelo vírus da gripe aviária no país em nove meses, reacendendo os temores de que a doença se espalhe pelo mundo. A vítima foi um homem de 52 anos, que morreu sábado passado na cidade de Ho Chi Minh.

A expectativa é de que a demanda vietnamita por carne cresça nos próximos dias com a proximidades do festival de Ano Novo Lunar. Até agora, o contágio só ocorre se a pessoa ingerir carne contaminada, mas teme-se que alguma mutação facilite a transmissão do vírus entre seres humanos, com grande potencial de provocar uma pandemia.

O vírus H5N1, um dos subtipos da gripe aviária, já infectou 649 pessoas desde 2003, com 385 mortes confirmadas, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Só no Vietnã, foram 63 vítimas fatais. O vizinho Camboja registrou, no ano passado, 13 mortes. 

O Vietnã anunciou nesta terça-feira a primeira morte causada pelo vírus da gripe aviária no país em nove meses (Foto: EBC)