X

Cotidiano

Grécia pede que UE ajude no policiamento de suas fronteiras marítimas

A Grécia é a segunda maior porta de entrada para migrantes na Europa, depois da Itália

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 17/04/2015 às 19:17

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A Grécia pediu ajuda para a União Europeia (UE) no policiamento de suas fronteiras marítimas em meio a uma onda de migrantes da África e do Oriente Médio que tentam atravessar o Mar Mediterrâneo para a Europa em busca de melhores condições de vida.

O vice-ministro da Marinha Mercante da Grécia, Thodoros Dritsas, afirmou que "é uma questão de urgência" que os membros da UE demonstrem mais solidariedade com a Grécia nessa questão.

Dritsas pede por mais barcos, aviões e pessoal, aumento no financiamento e cooperação operacional mais forte com a agência de fronteiras da UE, Frontex, que já dá suporte à Grécia há cinco anos.

"Eu acho que nenhum país pode lidar com esse fluxo sozinho, é um problema da Europa", comentou Dritsas após reunião com o diretor executivo da Frontex, Fabrice Leggeri. O vice-ministro ainda disse que a ajuda da UE também asseguraria que os refugiados que chegam à costa grega possam contar com assistência humanitária completa "sem comprometer a situação do país".

A Grécia é a segunda maior porta de entrada para migrantes na Europa, depois da Itália. No porto marítimo mais agitado do país Pireu, mais de 200 migrantes da Síria, Somália e Afeganistão chegaram na sexta-feira.

O diretor executivo da Frontex, Fabrice Leggeri afirmou que o conflito na Síria, tensões nos países africanos e na Líbia contribuíram para um "aumento assombroso" nas travessias marítimas.

"Desde o primeiro trimestre de 2014 o fluxo de pessoas cresce constantemente e parece que - com as causas desses fluxos aumentando ao invés de diminuindo - teremos um crescimento maior ainda", disse Dritsas. "Precisamos lidar com isso", comentou.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Coluna

Professores de Santos lutam por reajuste salarial e outros assuntos

Comissão da Câmara dos Deputados aprova projeto de lei que prevê transporte porta a porta gratuito para pessoas com severa dificuldade de locomoção

Em breve!

Hospital Pediátrico da Zona Noroeste de Santos ficará pronto em 15 meses

O hospital terá seis pavimentos.  Ainda será erguida uma escola, uma quadra poliesportiva e um campo de futebol

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter