X

Cotidiano

Gratuidade aos 60 anos no transporte público de Guarujá completa quinto aniversário

O Estatuto Nacional do Idoso estabelece que a isenção a partir dos 60 anos no transporte público fica a critério da legislação local

Publicado em 12/03/2015 às 12:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Garantir aos idosos, a partir de 60 anos, a possibilidade de andar de ônibus sem precisar pagar a passagem, assegurando seus direitos, foi uma medida pioneira adotada por Guarujá há cinco anos. No início de 2010, a prefeita Maria Antonieta de Brito instituiu a medida por meio do Decreto nº 8.840/2010. A ação atende ao Estatuto Nacional do Idoso.

A Cidade foi a primeira da Baixada Santista a aplicar a isenção da tarifa de ônibus para idosos, reduzindo a obrigatoriedade de pagamento de 65 para 60 anos. Para a prefeita de Guarujá, Maria Antonieta de Brito, a ação possibilita ao idoso, além da condição de ir e vir, a garantia de ter seus direitos respeitados, o exercício de sua cidadania.

“Esta é uma luta minha desde os tempos do Legislativo. Eu, à época vereadora, e o saudoso ex-vereador Paulo Piasenti chegamos a defender esta bandeira na Câmara. Há cinco anos, quando eu já estava à frente do Executivo, entendemos que era necessário dar aos idosos esta condição, quando institui esta política pública por decreto. Com a isenção da tarifa, as pessoas da melhor idade podem ter uma vida social sem se preocupar com o pagamento da passagem de ônibus”, relatou a prefeita.

O Estatuto Nacional do Idoso estabelece que a insenção a partir dos 60 anos transporte público fica a critério da legislação municipal (Foto: Pedro Rezende/PMG)

Estatuto Nacional do Idoso – No Capítulo X do Estatuto Nacional do Idoso, Artigo 39 e inciso 3º, fica estabelecido que a implantação da gratuidade nos meios de transporte público para a faixa etária entre 60 e 65 anos fica a critério da legislação local.

Beneficiados – Visitar a família, fazer cursos e passear são algumas das atividades que ficaram mais fáceis para a dona de casa Custódia de Jesus, de 64 anos, após a prefeita Antonieta instituir a isenção da tarifa a partir dos 60 anos. Moradora do bairro Santa Rosa, ela faz cursos no Centro de Atendimento à Terceira Idade (Cati) e outras atividades.

“Os motoristas acahavam que eu não tinha essa idade porque pinto o cabelo. Sempre pediam para ver minha Carteira de Identidade. Tem cidade que é só com mais de 65 anos, mas aqui não. Eu acho muito bom porque teria que pagar duas conduções só para ir até o Cati. Eu faço alongamento, computação e dança lá. Aproveito que não pago a passagem para ir visitar minha neta na Enseada, ir ao Centro, até o Itapema e qualquer outro lugar. De manhã, deixo a comida pronta e vou para a rua”, conta Custódia.

Para a coletora de latinhas, Tânia Maria da Cruz, de 60 anos, a iniciativa faz a diferença no seu bolso. Ela, que já trabalhou limpando camarão, conta que hoje obtém sua renda a partir da venda de latinhas para reciclagem. E passou a se beneficiar do direito de não pagar a condução ao completar a idade mínima estipulada pela legislação municipal.

“Moro no Sítio Conceiçãozinha e trabalho catando latinhas nas Pitangueiras. Amasso e levo para vender na Vila Baiana, todo dia. Também vou muito para o Ferry Boat e Morrinhos. E ando de ônibus por aí tudo, de graça”, finalizou.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Mais dois corpos são encontrados durante buscas por PM em Guarujá

Ainda não há informações sobre as identidades dos dois cadáveres

Variedades

Jornalista lança livro sobre a conscientização do valor do voto

Disponível em formato e-book, o 'É assim que eu voto' oferece aos cidadãos uma ferramenta para compreender o funcionamento do sistema eleitoral brasileiro

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter