X

Cotidiano

Graças ao 'cerco eletrônico' de PG, carro é recuperado e dois são presos

Veículo foi roubado em outra cidade e interceptado na Via Expressa

Da Reportagem

Publicado em 09/01/2020 às 19:02

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Rápida ação da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar resultou na prisão de dois homens / Divulgação/PMPG

A eficiência do chamado "cerco eletrônico" e a rápida ação da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Polícia Militar resultaram na prisão de dois homens e na recuperação de um carro produto de roubo, na manhã desta quinta-feira (09), na Via Expressa Sul, em Praia Grande. O sistema é responsável por uma redução de mais de 60% nos casos de roubos e furtos de veículo.

O roubo, ocorrido em Mongaguá, foi comunicado ao Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe) e os dados do veículo foram inseridos no sistema, fazendo com que o alarme disparasse assim que o veículo cruzasse a divisa com Praia Grande. Cada veículo que entra ou sai da Cidade tem sua placa identificada e registrada no sistema do cerco eletrônico, o chamado OCR (sigla em inglês para Reconhecimento Ótico de Caracteres).

Imediatamente, os operadores do Cicoe passaram a acompanhar o trajeto que o Ford Ka fazia, enquanto viaturas da PM e da GCM realizavam cercos para interceptar o carro.

Ao acessar a Via Expressa Sul, o carro andou em alta velocidade e fez várias ultrapassagens até que acabou colidindo em quatro veículos que trafegavam pela via, na altura do viaduto 02, no Bairro Mirim. Dois homens que ocupavam o veículo saíram pela janela e fugiram cada um para um lado da rodovia, acessando as marginais, onde acabaram sendo detidos. Eles foram levados para a Delegacia Sede, no Bairro Tupi, onde a ocorrência foi registrada.

Dados

Praia Grande é a cidade da região que mais tem investido em tecnologia voltada à área de segurança pública. Atualmente, a Cidade conta com mais de 100 pontos dotados do sistema de reconhecimento ótico de caracteres (OCR). Ao todo, o Município dispõe de cerca de 2.500 câmeras, entre fixas e Domos (com giro de 360º e zoom), além das OCRs, e modernos softwares com tecnologia de ponta, como, por exemplo, o de reconhecimento facial.

Para se ter uma ideia da eficiência do sistema de "cerco eletrônico", desde o início da sua implantação na Cidade, em dezembro de 2017, até hoje, a redução nos casos de roubo e furto de veículos já ultrapassou os 60%.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

8º Restaurant Week segue até o dia 5 de maio, em Guarujá

Com preços especiais, restaurantes da Cidade reúnem o que há de melhor na culinária vegetariana

Santos

'Virada da Maturidade' começa nesta quinta (25), em Santos; veja programação

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter