Cotidiano

Governo monta força-tarefa para segurar movimento recorde nos aeroportos

A iniciativa prevê ações intensificadas nos aeroportos de maior movimento do país durante o Natal e o Réveillon, com o objetivo de acompanhar de perto a operação aérea e assegurar a prestação adequada

Ana Clara Durazzo

Publicado em 18/12/2025 às 12:15

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A operação contará com reforço de servidores da Anac em todas as regiões do Brasil, com atuação simultânea em aeroportos de 15 estados / DIvulgação

Continua depois da publicidade

Diante do crescimento da aviação brasileira e do aumento expressivo no fluxo de passageiros durante as festas de fim de ano, o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a Aeroportos Brasil (ABR) e a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) anunciaram a Operação Fim de Ano, que será realizada entre 19 de dezembro de 2025 e 5 de janeiro de 2026.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A iniciativa prevê ações intensificadas nos aeroportos de maior movimento do país durante o Natal e o Réveillon, com o objetivo de acompanhar de perto a operação aérea e assegurar a prestação adequada, segura e organizada do serviço de transporte aéreo aos passageiros.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Litoral de SP pode receber até 1 milhão de veículos nas festas de fim de ano

• Rodovia dos Tamoios terá operação especial no Natal e Ano Novo; veja o que muda

• Cidade do litoral inicia maior Operação Verão com reforço inédito na segurança

Segundo o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o foco da operação é garantir que o aumento da demanda não comprometa a qualidade do atendimento.

'Estamos atuando de forma integrada para que, neste período em que há grande fluxo de passageiros, o transporte se mantenha organizado, com qualidade e respeito ao cidadão, garantindo que todos possam viajar com segurança e dignidade', afirmou.

Continua depois da publicidade

Fiscalização reforçada em todo o país

A operação contará com reforço de servidores da Anac em todas as regiões do Brasil, com atuação simultânea em aeroportos de 15 estados. A ação se soma às atividades de fiscalização já realizadas ao longo de 2025, ano em que a agência inspecionou 76 bases de empresas aéreas e 30 operadores aeroportuários.

Para o diretor-presidente da Anac, Tiago Faierstein, o período exige atenção redobrada.
'O fim de ano é um período de maior movimento nos aeroportos, o que exige atenção redobrada. A Anac está atenta para assegurar aos usuários tranquilidade e segurança nas viagens', destacou.

 Atuação integrada entre poder público e setor privado

O MPor, em conjunto com a Anac, a Abear e a ABR, atuará de forma permanente no monitoramento dos terminais, acompanhando tanto as operações aéreas quanto o fluxo de passageiros ao longo de todo o período da operação.

Continua depois da publicidade

De acordo com o presidente da Aeroportos Brasil, Fábio Rogério Carvalho, o esforço conjunto busca garantir que as viagens ocorram sem transtornos.

'Essa ação é um esforço coletivo dos entes públicos e privados para garantir que esse período seja marcado apenas por boas notícias e comemorações. Vamos trabalhar intensamente para atender toda a demanda e garantir que os brasileiros cheguem aos seus destinos e retornem felizes para suas casas', afirmou.

Direitos do passageiro e acessibilidade

Durante a Operação Fim de Ano, serão observadas em todo o país as Resoluções nº 400/2016 e nº 280/2013 da Anac, que tratam, respectivamente, da assistência ao passageiro em casos de atrasos e cancelamentos de voos e das regras de acessibilidade nos aeroportos e aeronaves.

Continua depois da publicidade

O presidente da Abear, Juliano Noman, reforçou o compromisso das companhias aéreas com a melhoria contínua dos serviços.

'O trabalho conjunto entre governo, reguladores, aeroportos e companhias aéreas é fundamental. A aviação brasileira possui altos índices de eficiência operacional, e o compromisso das companhias é a melhoria contínua dos processos e serviços para oferecer aos passageiros um atendimento de qualidade, dentro das regras operacionais e de segurança', ressaltou.

Com a expectativa de aeroportos lotados nas festas de fim de ano, a Operação Fim de Ano surge como uma estratégia para reduzir riscos, ampliar a fiscalização e garantir viagens mais seguras e tranquilas aos milhões de brasileiros que devem utilizar o transporte aéreo no período.

Continua depois da publicidade

TAGS :

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software