Governo Federal tem interesse no projeto para o TPPS

Rosana Valle apresentou o projeto que propõe a reativação da fábrica de gelo, a implantação de uma escola técnica com um curso de manutenção de embarcações e motores náuticos e também um restaurante escola

Comentar
Compartilhar
08 NOV 2019Por Da Reportagem08h30
A proposta é criar no TPPS cursos de Manutenção de Embarcações e Motores Náuticos, Gastronomia e outrosFoto: Divulgação

O secretário adjunto de Aquicultura e Pesca, do Ministério da Agricultura, João Crescêncio, informou que o projeto de envolver o Terminal Público de Pesca de Santos (TPPS) à Nova Ponta da Praia, idealizado pela deputada federal Rosana Valle, vai ao encontro do que o Governo Federal pretende para a área. A parlamentar manteve audiência nesta quinta-feira (7/11) no Ministério da Agricultura, responsável pelo TPPS.

Rosana Valle se propôs, na audiência, a complementar os custos projeto com destinação de emendas parlamentares.

O secretário foi claro: "Temos sim o interesse de dar uma melhor destinação para essa área, visto que gastamos R$ 2 milhões mensalmente para manter a estrutura atual do local", explicou Crescêncio. Atualmente o TPPS, que já foi modelo nacional, sofre com a falta de manutenção e registra um movimento muito inferior à sua capacidade. Poucas embarcações descarregam pescado para compradores, que antes contavam com gelo e maior estrutura.

Rosana Valle apresentou o projeto que propõe a reativação da fábrica de gelo, a implantação de uma escola técnica com um curso de manutenção de embarcações e motores náuticos e também um restaurante escola, para aproveitar os frutos do mar frescos desembarcados .

"Os turistas poderão visitar o local em frente ao novo Centro de Convenções, onde vão degustar frutos do mar preparados pelos jovens e observar o desembarque dos pescadores, como acontece em vários países, aproveitando o grande potencial turístico".

O secretário ajunto explicou que estão sendo feitas tratativas com a Prefeitura de Santos e a Secretaria de Patrimônio da União para garantir o exigido para atender o setor pesqueiro.

Crescêncio solicitou aos técnicos da Secretaria de Aquicultura e Pesca que forneçam à parlamentar um relatório da situação atual do terminal. Rosana pretende, com todos os dados, ter uma conversa específica com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, sobre a ajuda ao terminal.

O PROJETO

A deputada federal Rosana Valle (PSB/SP) está propondo criar na área de seis mil metros quadrados do Terminal Público de Pesca de Santos (TPPS) cursos de Manutenção de Embarcações e Motores Náuticos, Gastronomia e outras habilidades náuticas, num centro de aprendizagem chamado Jovens do Mar.

O Terminal da Pesca foi inaugurado por Juscelino Kubitschek. (DL)