Cotidiano

Operação inédita visa recuperar bilhões de grande devedor de tributos

A megaoperação conduzida pelo Governo mira em mais de 190 alvos; MP participa da ofensiva

Nathalia Alves

Publicado em 27/11/2025 às 12:35

Atualizado em 28/11/2025 às 13:45

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A megaoperação conduzida pelo Governo mira em mais de 190 alvos; MP participa da ofensiva / Marco Galvão/Alesp

Continua depois da publicidade

 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O governador Tarcísio de Freitas participou nesta terça-feira da coletiva de imprensa sobre a operação Poço de Lobato, ação criada para desarticular um esquema de fraude fiscal envolvendo um dos maiores grupos empresariais do país no setor de combustíveis.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Governo de SP quer ampliar lista de Estâncias Turísticas para 78 municípios

• Governo demarca três territórios indígenas em SP e amplia proteção no Vale do Ribeira

• Governo inicia 'SP Por Todas: 21 Dias por Elas' pelo fim da violência contra a mulher

A operação reúne a Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz/SP), a Procuradoria-Geral do Estado (PGE/SP) e o Ministério Público de São Paulo (MPSP), além de outras instituições.

A megaoperação conduzida pelo Governo de SP e pelo MP mira mais de 190 alvos, entre pessoas físicas e jurídicas, suspeitos de integrar uma organização criminosa responsável por crimes contra a ordem econômica e tributária, lavagem de dinheiro e outras infrações.

Continua depois da publicidade

O esquema

As irregularidades foram identificadas pela Sefaz/SP e envolvem reincidência em infrações fiscais, uso de empresas interligadas e simulação de vendas interestaduais de combustíveis.

As investigações apontaram ainda que o grupo buscava ocultar os reais beneficiários das fraudes por meio de falsificações, criação de estruturas societárias e financeiras em camadas, entre outros artifícios.

A coletiva

Durante a entrevista, o governador Tarcísio de Freitas destacou que a operação representa “mais um passo importante” no enfrentamento ao crime organizado no Estado.

Continua depois da publicidade

“Estamos presenciando uma operação que consideramos histórica. É mais um passo importante contra aqueles que não cumprem as regras do jogo.”

A coletiva, realizada na sede do Ministério Público de São Paulo, detalha o andamento da operação Poço de Lobato. O procurador-geral Paulo Sérgio de Oliveira e Costa abriu as manifestações:

“Esta operação é mais uma realizada de forma colaborativa, algo que vem acontecendo há mais de dois anos. Já são 200 operações feitas em conjunto com agências, órgãos do Estado e órgãos de controle municipais e federais. Somente com esse esforço colaborativo é que temos avançado.”

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software