O montante representa um avanço de 228% em relação a todo o governo anterior (2019-2022), período em que foram concluídas 57 obras / Divulgação
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O Governo do Estado de São Paulo triplicou o número de obras concluídas em escolas e creches na Baixada Santista, totalizando 187 entregas e um investimento de R$ 63,9 milhões. O levantamento considera os 33 meses da atual gestão.
O montante representa um avanço de 228% em relação a todo o governo anterior (2019-2022), período em que foram concluídas 57 obras.
Também houve um aumento de 80,5% no volume de investimentos, que passou de R$ 35,3 milhões para R$ 63,9 milhões. O crescimento alcançado reforça o compromisso da atual administração em transformar a infraestrutura da rede estadual de ensino.
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De janeiro de 2023 a setembro de 2025, foram contempladas 100 unidades escolares em nove cidades. As reformas foram feitas nas quadras esportivas, cozinhas, refeitórios e salas de aulas, telhados e fachadas, além das adequações de acessibilidade e climatização das edificações escolares.
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Na rede estadual de ensino, o acompanhamento das obras é de responsabilidade da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE). Para o presidente da Fundação, Fabricio Moura Moreira, o aumento indica o propósito em deixar as unidades aptas para os alunos da rede. “A gente está fazendo todos esses investimentos nas unidades escolares que mais precisam da nossa atenção. Depois disso a gente faz um acompanhamento muito de perto de todas essas obras para garantir que as obras não só sejam entregues no prazo combinado, mas com a qualidade esperada pelos nossos estudantes e por toda nossa comunidade escolar”.
Mais vagas em creches
Na Baixada Santista, foram entregues duas unidades do Programa Creche Escola nos municípios de Bertioga e Mongaguá. Em toda a gestão foram inauguradas 63 creches, com orçamento de R$ 153,2 milhões (obra e mobiliário). Os espaços disponibilizaram 8,1 mil vagas para crianças de zero a cinco anos de idade. As creches são fruto de parceria entre a Seduc-SP e as prefeituras.
Para viabilizar a construção de novas creches, os municípios podem aderir ao Programa Ação Educacional Estado Município Educação Infantil (Paem) ou ao Plano de Ações Integradas do Estado de São Paulo (Painsp).
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No primeiro caso, Seduc, FDE e prefeituras firmam um termo de convênio, por meio do qual toda a execução do edifício escolar padrão FDE é de responsabilidade da fundação. Já no Painsp, é firmado um termo de compromisso entre a Seduc-SP e os municípios, cabendo às prefeituras a contratação e a execução das obras e à FDE a realização de vistorias e acompanhamento da obra.