Cotidiano

Governo de SP faz 'caça às bruxas' e tem 'mapa' de casos de intoxicação por metanol

A Secretaria de Estado da Saúde confirma 10 casos de contaminação por metanol no Estado de São Paulo, sendo um óbito, de um morador de São Paulo

Igor de Paiva

Publicado em 01/10/2025 às 23:22

Atualizado em 02/10/2025 às 00:11

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

ão seis estabelecimentos interditados até a tarde desta quarta-feira (01) após fiscalização conjunta entre as secretarias da Saúde, Segurança Pública, Fazenda e Justiça. As ações são cautelares e o envolvimento dos estabelecimentos com os casos é investig / Divulgação

Continua depois da publicidade

Na última terça-feira, o Governo de São Paulo criou um gabinete de crise para coordenar as investigações e adotar medidas de precaução após os casos de contaminação por metanol em bebidas falsificadas.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

São seis estabelecimentos interditados até a tarde desta quarta-feira (01) após fiscalização conjunta entre as secretarias da Saúde, Segurança Pública, Fazenda e Justiça. As ações são cautelares e o envolvimento dos estabelecimentos com os casos é investigado.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Metanol: governo de SP se reúne com representantes do setor para combater intoxicações

Elas envolvem fiscalização em bares, adegas e distribuidoras. Até agora, foram apreendidas mais de 50 mil garrafas em todo o estado ao longo deste ano. Além disso, nesta quarta-feira (01), um grande lote de 128 mil garrafas de vodca foi lacrado em Barueri e aguarda apresentação de documentação para ser liberado.

A Secretaria de Estado da Saúde confirma 10 casos de contaminação por metanol no Estado de São Paulo, sendo um óbito, de um morador de São Paulo.

Continua depois da publicidade

A Secretaria ainda recomenda que o paciente com quadro incomum após ingestão de bebida alcoólica deve procurar atendimento médico imediato, realizar exames laboratoriais e avaliação oftalmológica. Os sintomas de alerta são dores abdominais intensas, tontura e confusão mental. O socorro em até 6h após o início dos sintomas é fundamental para evitar o agravamento.

Ainda nessa tema, o governo de SP se reúne com representantes do setor para combater intoxicações.    

Casos

Até o momento, foram registrados 37 casos relacionados a bebidas alcoólicas adulteradas, sendo 10 confirmados, incluindo um óbito, e 27 ainda em investigação, com cinco óbitos. Seis estabelecimentos foram interditados cautelarmente pelas Vigilâncias Sanitárias Estadual e Municipal, localizados na capital, nos bairros Bela Vista, Itaim Bibi, Jardins e Mooca, e na Grande São Paulo, em São Bernardo do Campo e Barueri.

Continua depois da publicidade

Em relação às distribuidoras, uma já teve a inscrição estadual suspensa preventivamente, enquanto outras três estão sob análise para possível suspensão. A Sefaz está rastreando os fornecedores envolvidos no fornecimento das bebidas adulteradas. Um bar nos Jardins teve sua inscrição estadual suspensa pela Sefaz após a interdição do local.

Operações policiais recentes resultaram na apreensão de 80 garrafas de bebidas alcoólicas com indícios de adulteração em uma adega de Mogi das Cruzes, e em Americana, duas pessoas foram detidas e mais de 17,7 mil bebidas apreendidas. Em Barueri, 128 mil garrafas de vodka foram lacradas, aguardando a apresentação de documentação, e nesta semana foram apreendidas 802 garrafas: 660 em distribuidoras e 142 em três bares da capital.

A investigação criminal conta com cinco inquéritos instaurados, envolvendo três departamentos da Polícia Civil, e, até agora, 22 prisões relacionadas a esse tipo de crime em 2025.

Continua depois da publicidade

Canais de denúncia

Denúncias sobre possíveis irregularidades e suspeitas a respeito de bebidas adulteradas podem ser enviadas pelo Disque Denúncia 181 ou pelo site da Polícia Civil de São Paulo: https://www.webdenuncia.sp.gov.br/cidadao/crime-acontecendo.

O Procon também recebe denúncias: pelo Disk 151 e pelo site www.procon.sp.gov.br. O órgão de defesa do consumidor ganhou um atalho no site para as denúncias relacionadas aos casos.

Recomendações aos consumidores

A intoxicação por metanol é grave, pode levar à cegueira permanente e até a óbito. O metanol pode estar presente em bebidas alcoólicas clandestinas e adulteradas, além de produtos como combustível, solventes e líquidos de limpeza.

Continua depois da publicidade

As unidades de saúde do estado estão preparadas para lidar com a situação. A Secretaria de Saúde recomenda que o paciente com quadro incomum após ingestão de bebida alcoólica deve procurar atendimento médico imediato, realizar exames laboratoriais e avaliação oftalmológica.

Os sintomas de alerta são dores abdominais intensas, tontura e confusão mental. O socorro em até 6h após o início dos sintomas é fundamental para evitar o agravamento.

O Estado de São Paulo possui três laboratórios, em Campinas, Botucatu e Ribeirão Preto, que realizam análise das coletas de sangue e urina, cujos resultados são emitidos em até 1 hora.

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software