Cotidiano
Cetesb já emitiu a licença ambiental prévia, que atesta a viabilidade do projeto e autoriza o avanço da parceria
Obras do túnel vão gerar cerca de 9 mil empregos diretos e indiretos / Governo de SP/Divulgação
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A empresa Mota-Engil Latam Portugal S.A. foi confirmada como vencedora definitiva da Parceria Público-Privada (PPP) do Túnel Imerso Santos–Guarujá, segundo divulgado pelo Governo do Estado de São Paulo na manhã desta segunda-feira (20). As obras devem gerar cerca de 9 mil empregos diretos e indiretos.
Ela havia vencido o leilão ocorrido no dia 5 de setembro, quando ofereceu R$ 436,1 milhões de contraprestação pública anual, um desconto de 0,5% sobre o valor estipulado no edital, superando a espanhola Acciona, que não concedeu desconto.
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A Cetesb já emitiu a licença ambiental prévia, que atesta a viabilidade do projeto e autoriza o avanço da parceria, garantindo segurança jurídica e previsibilidade ao cronograma.
A análise ainda considerou aspectos como impactos sobre manguezais, fauna, flora, ruído e desapropriações, estabelecendo condicionantes que deverão ser seguidas na fase de licenciamento de instalação.
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O projeto prevê a construção de um túnel de 870 metros sob o canal portuário, com três faixas por sentido, passagem para pedestres e ciclistas, além de uma galeria técnica de serviços.
O contrato com a empresa responsável terá duração de 30 anos e inclui ainda as etapas de operação e manutenção da infraestrutura. O investimento total será de R$ 6,8 bilhões, sendo R$ 5,1 bilhões em aportes públicos divididos entre o Governo de São Paulo e a União.
Agora, o projeto avança para a fase de definição da área onde será construída a doca de montagem dos módulos de concreto, prevista para 2026, em Santos ou Guarujá.
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A produção dos módulos deve começar em 2027, com a montagem da estrutura imersa até 2030, e as obras de acesso em ambas as cidades iniciando-se nesse período. É esperado que, durante essa fase, as obras gerem cerca de 9 mil empregos diretos e indiretos.
A entrega segue prevista para 2031 e será responsável por estabelecer a primeira ligação seca entre Santos e Guarujá, reduzindo o tempo de travessia para até 5 minutos.