Cotidiano

Governo de SP confirma Mota-Engil como vencedora da PPP do Túnel Santos-Guarujá

Cetesb já emitiu a licença ambiental prévia, que atesta a viabilidade do projeto e autoriza o avanço da parceria

Gabriel Fernandes

Publicado em 20/10/2025 às 09:53

Atualizado em 20/10/2025 às 10:49

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Obras do túnel vão gerar cerca de 9 mil empregos diretos e indiretos / Governo de SP/Divulgação

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A empresa Mota-Engil Latam Portugal S.A. foi confirmada como vencedora definitiva da Parceria Público-Privada (PPP) do Túnel Imerso Santos–Guarujá, segundo divulgado pelo Governo do Estado de São Paulo na manhã desta segunda-feira (20). As obras devem gerar cerca de 9 mil empregos diretos e indiretos.

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Ela havia vencido o leilão ocorrido no dia 5 de setembro, quando ofereceu R$ 436,1 milhões de contraprestação pública anual, um desconto de 0,5% sobre o valor estipulado no edital, superando a espanhola Acciona, que não concedeu desconto.

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Licença

A Cetesb já emitiu a licença ambiental prévia, que atesta a viabilidade do projeto e autoriza o avanço da parceria, garantindo segurança jurídica e previsibilidade ao cronograma.

A análise ainda considerou aspectos como impactos sobre manguezais, fauna, flora, ruído e desapropriações, estabelecendo condicionantes que deverão ser seguidas na fase de licenciamento de instalação.

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Projeto

O projeto prevê a construção de um túnel de 870 metros sob o canal portuário, com três faixas por sentido, passagem para pedestres e ciclistas, além de uma galeria técnica de serviços.

O contrato com a empresa responsável terá duração de 30 anos e inclui ainda as etapas de operação e manutenção da infraestrutura. O investimento total será de R$ 6,8 bilhões, sendo R$ 5,1 bilhões em aportes públicos divididos entre o Governo de São Paulo e a União.

Cronograma

Agora, o projeto avança para a fase de definição da área onde será construída a doca de montagem dos módulos de concreto, prevista para 2026, em Santos ou Guarujá.

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A produção dos módulos deve começar em 2027, com a montagem da estrutura imersa até 2030, e as obras de acesso em ambas as cidades iniciando-se nesse período. É esperado que, durante essa fase, as obras gerem cerca de 9 mil empregos diretos e indiretos.

A entrega segue prevista para 2031 e será responsável por estabelecer a primeira ligação seca entre Santos e Guarujá, reduzindo o tempo de travessia para até 5 minutos.

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