Projeto vai beneficiar principalmente regiões como Baixada Santista, São Sebastião, Ilhabela e Vale do Ribeira / Divulgação/Semil
Continua depois da publicidade
A concessão do Sistema de Travessias Hídricas do Estado de São Paulo, que será leiloada no dia 13 de novembro, na Bolsa de Valores (B3), deve impulsionar o desenvolvimento econômico e o turismo nas regiões atendidas.
A modernização promete facilitar o transporte de passageiros e veículos, melhorar a infraestrutura e fortalecer as economias locais, especialmente no litoral paulista.
Continua depois da publicidade
Atualmente, as 14 linhas do sistema transportam cerca de 11 milhões de passageiros e 10 milhões de veículos por ano.
O novo modelo de concessão prevê investimentos de mais de R$ 2,5 bilhões, que incluem a construção de novos terminais, a aquisição de embarcações modernas e a requalificação da infraestrutura existente.
Continua depois da publicidade
O projeto vai beneficiar principalmente regiões como Baixada Santista, São Sebastião, Ilhabela e Vale do Ribeira. A concessionária também deverá reforçar a frota em feriados e períodos de alta temporada, garantindo mais viagens e menos filas.
A concessão abrange oito linhas litorâneas operadas pelo Departamento Hidroviário, três sistemas de balsas da Empresa Metropolitana de Águas e Energia (EMAE) e três travessias no reservatório de Paraibuna.
Serão 45 novas embarcações, com manutenção da base tarifária atual. As linhas modernizadas são:
Continua depois da publicidade