Cotidiano

Governo autoriza novo terminal bilionário e Santos pode virar 'Mônaco brasileira'

Ministério de Portos e Aeroportos anuncia R$ 4,7 bilhões em investimentos; em Santos, projeto propõe terminal de cruzeiros na Ponta da Praia

Luana Fernandes Domingos

Publicado em 10/07/2025 às 15:52

Atualizado em 10/07/2025 às 16:04

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Em meio ao cenário de investimentos em infraestrutura, ganha destaque o Projeto Santos Vivo / Reprodução/Youtube

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O Porto de Santos, o maior da América Latina, vai receber um investimento de R$ 1,24 bilhão para modernização da infraestrutura voltada ao transporte de passageiros. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (9) pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, como parte de um pacote nacional que prevê R$ 4,7 bilhões em investimentos públicos e privados no setor portuário.

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A iniciativa contempla nove terminais privados em seis estados brasileiros e tem como meta transformar os portos em motores de desenvolvimento regional, geração de emprego e competitividade logística. A previsão é de que as obras comecem no segundo semestre de 2025 e que os novos serviços entrem em operação a partir de 2026.

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Projeto Santos Vivo prevê terminal de cruzeiros na Ponta da Praia

Em meio ao cenário de investimentos em infraestrutura, ganha destaque o Projeto Santos Vivo, idealizado pela empresa Transbrasa. A proposta visa transformar uma área de aproximadamente 294 mil metros quadrados na Ponta da Praia, em Santos, com foco na integração entre cidade e porto.

O projeto prevê a construção de um novo terminal turístico para passageiros de cruzeiro, com estrutura complementar que inclui marina, ciclovias, espaços comerciais e áreas de convivência. Segundo a Transbrasa, o objetivo é oferecer uma nova experiência ao visitante e complementar o funcionamento do terminal Concais, já existente na cidade.

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A iniciativa já conta com autorização da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) para a realização de estudos preliminares. A Prefeitura de Santos também acompanha o processo e afirmou que o projeto exigirá revisão do plano urbanístico da região para viabilizar sua implantação.

A empresa responsável celebrou o avanço das discussões e divulgou nota oficial sobre o impacto do investimento:

“O anúncio de investimento do Ministério dos Portos, em parceria com a iniciativa privada, cumpre uma etapa fundamental para continuidade dos estudos técnicos com vistas à futura implantação de um projeto que elevará o patamar de Santos mundialmente, em termos turísticos e portuários. Trata-se de um projeto de inovação aberta que vai contribuir substancialmente para o desenvolvimento da cidade, atendendo às demandas projetadas para os aspectos portuário, turístico e de sustentabilidade.”

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Investimentos em portos se estendem a seis estados

Além de Santos, o pacote de R$ 4,7 bilhões anunciado pelo Ministério de Portos e Aeroportos contempla novos terminais e ampliações de infraestrutura portuária nos estados do Pará, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

O Pará será o principal destino dos investimentos, com R$ 2,7 bilhões voltados à construção e ampliação de quatro terminais nos municípios de Barcarena e Itaituba, todos voltados ao escoamento de granéis sólidos.

No Amapá, o terminal portuário de Santana receberá R$ 377 milhões para modernização e ampliação da capacidade de operação com granéis líquidos e sólidos. Já no Centro-Oeste, o porto de Cáceres (MT) contará com R$ 15,8 milhões para melhorias estruturais.

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No Sudeste, além do investimento em Santos, o terminal de São João da Barra (RJ) terá R$ 275,3 milhões destinados ao aumento da capacidade de movimentação de granéis líquidos. E no Sul, o terminal de Rio Grande (RS) receberá R$ 93 milhões para expansão de sua capacidade operacional.

Crescimento da movimentação portuária reforça urgência dos investimentos

De acordo com o Ministério, os investimentos em Terminais de Uso Privativo (TUPs) são estratégicos para o Brasil, que movimenta 65% de suas cargas por esse modelo. Em 2024, os terminais privados brasileiros movimentaram 846,9 milhões de toneladas, com destaque para minério de ferro, petróleo e soja.

Entre janeiro e maio de 2025, a movimentação atingiu 341,4 milhões de toneladas, um crescimento de 1% em relação ao mesmo período de 2024. Apenas no mês de maio, o volume foi de 76,1 milhões de toneladas, 8% a mais do que no mesmo mês do ano anterior.

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Com os aportes federais e a implementação de projetos como o Santos Vivo, o Porto de Santos se prepara para um novo ciclo de modernização, integração urbana e protagonismo logístico, consolidando-se como referência internacional em mobilidade e infraestrutura portuária.

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