Cotidiano

Governador Tarcísio prevê antecipar entrega do Túnel Santos-Guarujá para 2030

Durante visita ao Litoral de SP, governador confirma homologação da licitação e diz que contrato deve ser assinado nos próximos 60 dias

Luana Fernandes Domingos

Publicado em 22/10/2025 às 16:00

Atualizado em 22/10/2025 às 16:16

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Hoje, quem precisa cruzar Santos e Guarujá enfrenta um trajeto de 43 km, mas ele será substituído por um túnel de 1,5 km / Reprodução YouTube/Governo Paulista

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O governador Tarcísio de Freitas anunciou que a entrega do Túnel Santos–Guarujá pode ser antecipada para 2030, um ano antes do prazo contratual. A declaração foi dada nesta segunda-feira (20), durante entrevista coletiva após a entrega de moradias em Cubatão.

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“A previsão contratual é de entrega em 2031, mas a gente deve conseguir antecipar e, de repente, entregar em 2030”, afirmou Tarcísio. O governador confirmou que o processo de licitação foi homologado e que a assinatura do contrato com o consórcio vencedor deve ocorrer em até 60 dias.

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“Está tudo certo. Encerramos a etapa de recursos e entra agora a fase de contribuição da sociedade com o pós-específico, para que possamos fazer a assinatura do contrato”, explicou.

Mota-Engil é confirmada como vencedora da PPP

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), confirmou a empresa Mota-Engil Latam Portugal S.A. como vencedora definitiva da Parceria Público-Privada (PPP) do Túnel Imerso Santos–Guarujá.

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O processo pode ser acompanhado pelo site oficial www.tunelsantosguaruja.sp.gov.br, que reúne informações sobre o projeto, o cronograma de execução e o andamento das etapas, reforçando o compromisso do governo com transparência e acesso público.

A Cetesb já emitiu a licença ambiental prévia, atestando a viabilidade do projeto e garantindo segurança jurídica e previsibilidade ao cronograma. A análise considerou impactos sobre manguezais, fauna, flora, ruído e desapropriações, estabelecendo condicionantes que deverão ser seguidas na fase de licenciamento de instalação.

“O Túnel Santos–Guarujá é um projeto estruturante para a Baixada Santista e para o Estado. A conclusão da fase de habilitação e o avanço das etapas contratuais reforçam o compromisso do Governo de São Paulo com obras que trazem desenvolvimento, mobilidade e qualidade de vida à população”, afirmou Rafael Benini, secretário de Parcerias em Investimentos.

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Investimento bilionário e impacto regional

Com investimento total de R$ 6,8 bilhões, sendo R$ 5,1 bilhões em aportes públicos divididos entre o Governo de São Paulo e a União, o projeto prevê a construção de um túnel de 870 metros sob o canal do Porto de Santos, com três faixas por sentido, ciclovia, passagem de pedestres e galeria técnica de serviços.

Veja também: Construção do túnel entre Santos e Guarujá gera mil novas vagas de emprego

O contrato de 30 anos inclui ainda as etapas de operação e manutenção da infraestrutura. A Mota-Engil venceu o leilão realizado na B3, em setembro, com desconto de 0,5% sobre a contraprestação pública máxima anual de R$ 438,3 milhões.

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Com a habilitação definitiva, o processo segue agora para as etapas de homologação e adjudicação, que antecedem a assinatura oficial do contrato. Após a assinatura, a concessionária terá até 60 dias para formalizar o acordo, e os aportes públicos — R$ 2,7 bilhões do Governo de São Paulo e R$ 2,7 bilhões da União — deverão ser efetuados até 60 dias depois.

Etapas das obras e geração de empregos

Após a assinatura, o projeto avança para a definição da área da doca de montagem dos módulos de concreto, prevista para 2026, em Santos ou Guarujá. A produção dos módulos deve começar em 2027, com a montagem da estrutura imersa até 2030 e as obras de acesso iniciando nesse mesmo período.

Segundo Tarcísio, o governo e a empresa responsável já discutem ajustes na metodologia construtiva. “A empresa tem liberdade para fazer algumas alterações, e a tendência é que a gente reduza de seis para quatro módulos. Isso encurta o cronograma e diminui o tempo de interrupção do canal, o que é muito importante”, explicou.

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O projeto deve gerar cerca de 9 mil empregos diretos e indiretos e será a primeira ligação seca entre Santos e Guarujá, reduzindo o tempo de travessia de uma hora para até cinco minutos. A previsão é de que mais de 2 milhões de pessoas sejam beneficiadas, impulsionando o desenvolvimento logístico e urbano da Baixada Santista.

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