SAÚDE DA MULHER

GMG alerta sobre o câncer de mama e de útero em apoio ao Outubro Rosa

Gazeta e Diário do Litoral, que integram o grupo, publicarão reportagens especiais em multiplataformas sobre a importância dos exames preventivos e os cuidados com a saúde da mulher

Matheus Herbert

Publicado em 01/10/2025 às 07:03

Atualizado em 01/10/2025 às 07:48

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Redação do Diário do Litoral, em Santos, na Baixada Santista; jornal é apoiador das ações de prevenção contra o câncer de mama / Nair Bueno/Diário do Litoral

Continua depois da publicidade

Os jornais Gazeta e Diário do Litoral, que integram o Gazeta Media Group Brasil (GMG) desde agosto deste ano, reforçam o apoio às ações de saúde do governo estadual voltadas às mulheres neste mês de outubro, período marcado pela campanha Outubro Rosa.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O Outubro Rosa é uma ação de conscientização nacional que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Mais recentemente, a campanha também inclui a conscientização sobre o câncer de colo do útero.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Recidiva do câncer de mama: entenda riscos dessa ameaça invisível

• Estado de SP tem aumento nas mortes por câncer de mama e de colo do útero

Ao longo do mês de outubro, os jornais publicarão reportagens especiais em suas multiplataformas - impresso, sites e redes sociais - destacando a importância dos exames preventivos e dos cuidados com a saúde da mulher.

Dados preocupantes 

O câncer de mama é o tipo que mais atinge mulheres no Brasil. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), são esperados mais de 73 mil novos casos até o fim deste ano.

Continua depois da publicidade

Apesar da gravidade, quando o câncer é identificado precocemente, as chances de cura podem chegar a 98%, com tratamentos menos agressivos e mais eficazes.

Ainda assim, apenas 23,7% do público-alvo realiza a mamografia no país, índice bem abaixo dos 70% recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A baixa adesão ao exame preocupa especialistas, já que a mamografia é considerada uma das ferramentas mais eficazes na redução da mortalidade.

Continua depois da publicidade

Exames no estado de São Paulo 

A Carreta da Mamografia, iniciativa do governo de São Paulo por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), oferecerá mamografias gratuitas nas regiões de Campinas, Sorocaba, Piracicaba, Registro e Grande São Paulo em outubro.

O programa Mulheres de Peito quer ampliar o diagnóstico e o tratamento precoce da doença, oferecendo o exame gratuito para mulheres entre 50 e 69 anos, mediante apresentação do RG e cartão SUS. Pacientes com idade entre 35 e 49 anos e com mais de 70 anos devem apresentar também o pedido médico.

O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com até 50 senhas disponíveis por dia. Aos sábados, o atendimento ocorre das 8h às 12h, com limite de 25 mulheres, exceto feriados. A distribuição das senhas é feita por ordem de chegada.

Continua depois da publicidade

Cuidado e acolhimento 

Em caso de alteração no exame, as pacientes são acolhidas e encaminhadas a um serviço de referência do SUS para a realização de exames complementares ou tratamento.

As Carretas de Mamografia, iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde (SES), registraram um aumento de 40% nos exames de prevenção e diagnóstico do câncer de mama no estado de São Paulo em 2024. Foram realizados 34.605 exames, contra 24.690 em 2023.

O itinerário das carretas pode ser consultado pelo site e aplicativo do Poupatempo, disponíveis para Android e iOS. No site www.agenciasp.sp.gov.br também é possível acessar o cronograma.

Continua depois da publicidade

Mulheres de Peito

As mulheres paulistas entre 50 e 69 anos podem marcar seus exames de mamografia gratuitamente pelo SUS, sem necessidade de pedido médico.

Para agendar o exame, é necessário ligar para o número 0800 779 0000. A marcação é feita via Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software