X

Cotidiano

Gilmar Mendes suspende investigação sobre desembargador que humilhou guardas em Santos

Eduardo Siqueira foi filmado humilhando guardas civis municipais em Santos, em julho do ano passado

Da Reportagem

Publicado em 18/01/2021 às 16:44

Atualizado em 18/01/2021 às 16:46

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A defesa do desembargador recorreu ao STF alegando que não foi intimada ao julgamento / Reprodução

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu o inquérito sobre o desembargador Eduardo Siqueira, que foi filmado humilhando guardas civis municipais em Santos, em julho de 2020. Gilmar Mendes viu violação ao contraditório e à ampla defesa.

Na ocasião, após se recusar a colocar a máscara enquanto caminhava na praia, Eduardo Siqueira rasgou a multa que recebeu durante a abordagem, ofendeu os agentes de segurança e ligou para o secretário de Segurança Pública de Santos, Sérgio Del Bel Júnior.

Em dezembro, a Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, por 10 votos a 3, abrir investigação para apurar abuso de autoridade, infração de medida sanitária e desacato.

A defesa do desembargador recorreu ao STF alegando que não foi intimada ao julgamento e solicitou a suspensão da investigação para evitar que Siqueira fosse interrogado pela Procuradoria Geral da República (PGR).

A decisão de Gilmar Mendes é válida até nova deliberação da segunda turma do STF. No entanto, ainda não há data para o julgamento na Corte.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Empregos formais continuam aumentando em Santos

Números do emprego formal em Santos deste ano acompanham a tendência de alta registrada em 2022 e 2021

Esportes

São Paulo vence Barcelona-EQU, jogando bem na estreia de Zubeldía

Com o resultado, a equipe brasileira chegou aos 6 pontos e se manteve na caça ao líder Talleres

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter