Cotidiano
Valor é o dobro do estipulado, evidenciando a ofensiva da companhia para assegurar presença no maior complexo portuário do continente
O leilão deve ser concluído ainda em 2025, movimentando a concorrência entre gigantes globais do setor. / Divulgação
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O Porto de Santos, o maior da América Latina, está prestes a ganhar um novo capítulo em sua expansão. O grupo filipino International Container Terminal Services (ICTSI) sinalizou disposição para aplicar US$ 2 bilhões no leilão do Tecon Santos 10, megaterminal de contêineres considerado estratégico para a logística nacional.
O valor representa o dobro do estimado pelo governo no edital, evidenciando a forte ofensiva da companhia para assegurar presença no maior complexo portuário do continente.
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O leilão deve ser concluído ainda em 2025, movimentando a concorrência entre gigantes globais do setor.
Enquanto o processo de Santos mobiliza o mercado, o governo já prepara o próximo passo: em 2026, será a vez do Porto de São Sebastião, no litoral norte paulista, colocar em disputa um novo terminal de contêineres.
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Com capacidade equivalente à metade do Tecon Santos 10, o ativo demandará um investimento estimado em R$ 1 bilhão.
O Tecon Santos 10 é considerado um dos projetos mais relevantes para atender ao crescimento da demanda por contêineres no Brasil e fortalecer a competitividade logística do país. Já o leilão em São Sebastião deverá ampliar a capacidade portuária no litoral paulista, desconcentrando operações e impulsionando a economia regional.
Investimento bilionário em Santos: grupo filipino International Container Terminal Services (ICTSI) pretende investir US$ 2 bilhões no leilão do Tecon Santos 10.
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Valor acima do edital: oferta é o dobro do estimado pelo governo, demonstrando a ofensiva da companhia no mercado portuário brasileiro.
Leilão em 2025: disputa pelo megaterminal do Porto de Santos, o maior da América Latina, deve ser concluída ainda neste ano.
Nova rodada em 2026: governo prepara leilão de terminal de contêineres no Porto de São Sebastião, no litoral norte paulista.
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Capacidade menor: o terminal de São Sebastião terá metade da capacidade do Tecon Santos 10, com investimento previsto de R$ 1 bilhão.
Relevância estratégica: projetos ampliam a capacidade logística e competitividade do Brasil, além de desconcentrar operações e impulsionar a economia regional.