Cotidiano
Com capacidade para produzir 150 mil veículos por ano, a empresa foi instalada no local de uma antiga unidade de outra famosa fabricante de carros
Fábrica da BYD em Camaçari, na Bahia, pode gerar cerca de 20 mil empregos / Divulgação
Continua depois da publicidade
Os veículos elétricos e híbridos ganharam uma nova fábrica na última quinta-feira (9), em Camaçari (BA). Responsável pelo espaço, a empresa chinesa BYD investiu R$ 5,5 bilhões no complexo industrial, que deve gerar cerca de 20 mil empregos diretos e indiretos no Brasil.
A BYD está presente no país há mais de uma década e instalou sua nova fábrica em uma antiga unidade da Ford, que encerrou suas atividades no município em janeiro de 2021. As obras para receber a nova empresa começaram em março de 2024.
Continua depois da publicidade
Ao mesmo tempo, a multinacional japonesa Yanmar anunciou um investimento de R$ 280 milhões para a construção de uma nova fábrica em Indaiatuba, no interior de São Paulo.
Com capacidade para produzir 150 mil veículos por ano, a empresa espera que esse número dobre na segunda fase do projeto, que terá início em 2026. Nessa etapa, serão implementadas áreas de estamparia, soldagem e pintura, além de ampliar o uso de componentes fabricados no país.
Continua depois da publicidade
O complexo recebeu ainda a certificação internacional I-REC, que garante que 100% da energia elétrica consumida vem de fontes limpas e renováveis.
A BYD também mantém operações em Campinas (SP) e Manaus (AM), e planeja expandir ainda mais sua presença na América Latina.
Conhecida pela fabricação dos famosos Sucrilhos Kellogg's, a Kellanova inaugurou, na última terça-feira (16), em São Lourenço do Oeste, Santa Catarina, sua nova expansão. Com isso, a multinacional conta com o maior parque industrial da América Latina na cidade catarinense.
Continua depois da publicidade
Além da ampliação, que estima gerar mais 140 novas vagas de emprego, além da capacidade geral de 2,2 mil emprego.