Enorme animal estava em avançado estado de decomposição, atraindo a atenção de moradores e turistas que passavam pelo local / Reprodução/Instagram
Continua depois da publicidade
Uma baleia-jubarte adulta, com cerca de 10 metros de comprimento, foi encontrada morta na manhã desta quarta-feira (22) na faixa de areia entre as praias do Aruan e Indaiá, em Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo.
O enorme animal estava em avançado estado de decomposição, atraindo a atenção de moradores e turistas que passavam pelo local.
Continua depois da publicidade
De acordo com o Instituto Argonauta, que atua no resgate e monitoramento de fauna marinha, apetrechos de pesca foram encontrados presos à cauda da baleia. Porém, devido às condições do corpo, não foi possível determinar a causa exata da morte.
Veja também: É possível ver baleias no litoral de SP? USP diz que sim e revela onde; confira
Continua depois da publicidade
Equipes das Secretarias de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, e de Serviços Públicos do município, junto com técnicos do Instituto, realizaram a coleta de dados biológicos e registraram informações para estudos sobre a presença da espécie no litoral paulista.
Após os procedimentos, a Prefeitura de Caraguatatuba realizou o enterro da baleia no próprio local, seguindo os protocolos ambientais de segurança.
Segundo o Instituto Argonauta, o encalhe aconteceu durante o período migratório das baleias-jubarte, que nesta época do ano retornam das águas quentes do Nordeste para as zonas de alimentação no Atlântico Sul.
Continua depois da publicidade
Veja também: Cidade no litoral de SP tem temporada histórica de baleias com recorde de avistamentos
Nos últimos anos, tem sido cada vez mais comum o avistamento de baleias no litoral de São Paulo, especialmente entre Ubatuba, Ilhabela e Caraguatatuba.
O aumento está ligado à recuperação populacional da espécie, que já esteve ameaçada de extinção. Ainda assim, redes de pesca e colisões com embarcações continuam sendo as principais ameaças durante o trajeto migratório.
Continua depois da publicidade