Cotidiano
Quando funcionava, a Gibiteca Municipal Maurício de Sousa tinha um acervo com quase 800 exemplares de gibis, revistas, mangás, além de mesas, jogos de xadrez e "pufs" para acomodar os leitores
Ainda não há consenso sobre qual equipamento a Estação Elevatória irá abrigar: base da GM ou uma nova Gibiteca / Nair Bueno/DL
Continua depois da publicidade
Em março de 2012, crianças e adolescentes de São Vicente ganhavam um novo espaço de incentivo à leitura: a Gibiteca Municipal "Maurício de Sousa", localizada na centenária Estação Elevatória de Esgoto Thomé de Sousa, na Praia do Gonzaguinha. Mas, menos de um ano depois, em dezembro, as portas foram fechadas e encontram-se assim até hoje, sete anos depois.
Porém, a gibiteca pode reabrir as portas em janeiro do ano que vem, já que de acordo com a Secretaria de Cultura (Secult) da cidade, há planos de reinaugurar o espaço até o aniversário de fundação da Vila de São Vicente, em 22 de janeiro de 2020. Para isso, iniciou a busca por parcerias a fim de adquirir gibis e demais materiais de leitura do gênero.
Continua depois da publicidade
Quando funcionava, a Gibiteca Municipal Maurício de Sousa tinha um acervo com quase 800 exemplares de gibis, revistas, mangás, além de mesas, jogos de xadrez e "pufs" para acomodar os leitores. Questionada sobre onde está este material e em que estado, a prefeitura informou que não havia exemplares de leitura no local quando a atual gestão assumiu. Além disso, o espaço apresentava problemas estruturais e por conta da situação, a Seduc preferiu mantê-lo fechado.
O projeto
Continua depois da publicidade
A iniciativa de abrir o espaço de leitura em 2012 foi do então vereador, hoje deputado estadual, Caio França. Na época, as tratativas com a Sabesp duraram três anos, e Caio chegou a fazer um abaixo-assinado com mil assinaturas para pedir a implantação do projeto.
À Sabesp, coube reformar a estação elevatória, e à prefeitura, reestruturar o espaço e investir em iluminação e urbanização do largo.
Mas, meses depois, a gibiteca sofreu algumas tentativas de furto e, por isso, fechou as portas, conforme contou Caio em entrevista, ontem (26), ao DL.
Continua depois da publicidade
"Conversei recentemente com o prefeito Pedro Gouvêa e ele falou que tem interesse em reativar as atividades na Estação Elevatória, até porque a prefeitura tem recebido muitas reclamações de moradores do entorno sobre pessoas invadindo o local para dormir, usar drogas e até praticar roubos", disse.
Mas, de acordo com o deputado, ainda não é certo que a gibiteca reabra no antigo endereço, já que há planos também de instalar ali uma base da Guarda Municipal.
"As opções estão sendo estudadas, mas é fato que a Estação Elevatória será reativada, assim que a municipalidade decidir qual equipamento ela irá abrigar". (Vanessa Pimentel)
Continua depois da publicidade